Facebook vai monetizar vídeos que têm músicas com direitos autorais

Recurso começa a funcionar hoje nos Estados Unidos, e deve ser expandido para outros países nos próximos meses
Imagem: Reprodução/Unsplash

Nesta segunda-feira (25), o Facebook lançou o Music Revenue Sharing, um recurso para que criadores de vídeos incluam músicas licenciadas em seus vídeos no Facebook e ganhem uma parte da receita de anúncios.

Funciona assim: cada vez que o criador usar uma música licenciada em seus vídeos no Facebook com 60 segundos ou mais, ele poderá ganhar dinheiro por meio de anúncios. Os criadores receberão 20% de participação na receita dos vídeos.

Questionada pelo site TechCrunch, a Meta não quis comentar o assunto.

Para conseguir tirar sua grana dessa maneira, os criadores devem estar de acordo com os requisitos para anúncios no Facebook, e atender aos padrões de qualificação de monetização — ou seja, conteúdos que não são “family friendly” podem ter dificuldades de conseguir monetizar vídeos.

A música em destaque usada em um vídeo também deve fazer parte da biblioteca de músicas licenciadas da rede social.

Imagem: Divulgação/ Meta

A Meta diz também que é necessário que exista um componente visual no vídeo (como uma receita, um tutorial, uma filmagem autoral) e que a própria música licenciada não pode ser o conteúdo principal.

O Music Revenue Sharing começará a ser lançado hoje para criadores de vídeo em todo o mundo Para começar, os vídeos qualificados vão monetizar a partir de anúncios nos Estados Unidos. O recurso deve estar disponível para o resto do mundo, onde a música estiver disponível no Facebook, nos próximos meses.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas