O Facebook declarou guerra aos bloqueadores de anúncio no começo da semana e disse que eles ficariam inúteis dentro da versão desktop da rede social. Será mesmo? Provavelmente não, já que em menos de dois dias uma das ferramentas mais populares do mundo para eliminar propagandas de sites diz já ter conseguido superar o novo formato do Facebook.

Facebook declara guerra aos bloqueadores de anúncios

Segundo o AdBlock Plus, uma atualização recente faz com que todos os anúncios que voltaram a aparecer nesses dias dentro do Facebook sumam de novo.

Para barrar os bloqueadores de anúncios, o Facebook removeu o código que identifica explicitamente um anúncio, fazendo com que eles pareçam mais um post comum da rede social. O pessoal do AdBlock Plus já conseguiu identificar de novo o que é anúncio e o que não é. Mas eles reconhecem que o Facebook deve contra-atacar em breve:

“Como escrevemos em um post anterior, esse tipo de luta entre a comunidade de bloqueadores de anúncio de código aberto e sites que exibem anúncios vem desde quando os bloqueadores foram inventados; então é bem possível que o Facebook escreva algum código que faça nosso filtro ficar inútil a qualquer momento. Se isso acontecer, a comunidade de bloqueio de anúncios provavelmente vai encontrar outra solução, e então o Facebook vai contornar novamente, etc.”

Ao The Verge, o Facebook lamentou a solução encontrada pelos bloqueadores de anúncios e disse ainda que ela não funciona perfeitamente. “Estamos decepcionados que empresas de bloqueadores de anúncios estejam punindo pessoas no Facebook já que essas novas tentativas não bloqueiam apenas anúncios, mas também posts de páginas e amigos,” disse um representante da empresa, que confirmou que o Facebook vai dar um jeito de voltar a barrar essas extensões.

[AdBlock Plus via The Verge, Engadget]

Imagem de topo via