O Facebook está feliz, pois as pessoas estão um pouco menos viciadas na rede social

O Facebook, uma empresa “disruptiva” no sentido clássico, sempre reescreveu as regras. Durante a divulgação de resultados financeiros, — geralmente um tempo para mostrar bons números de métricas para investidores e acionistas — a empresa meio que admitiu que tornou o seu produto pior — o que, no caso, não é ruim. • Facebook vai […]

O Facebook, uma empresa “disruptiva” no sentido clássico, sempre reescreveu as regras. Durante a divulgação de resultados financeiros, — geralmente um tempo para mostrar bons números de métricas para investidores e acionistas — a empresa meio que admitiu que tornou o seu produto pior — o que, no caso, não é ruim.

whatsapp invite banner

Facebook vai punir páginas que pedem para curtir, compartilhar ou marcar amigos
O Facebook está aos poucos percebendo que pode estar acabando com a democracia

Resumindo o que o CEO Mark Zuckerberg descreveu como um “ano forte”, ao se referir ao quarto trimestre de 2017, o Facebook fez uma surpreendente admissão: “nós fizemos mudanças que diminuíram o tempo gasto no Facebook em aproximadamente 50 milhões de horas todos os dias”. Faça as contas e isso é um pouco mais de 2 minutos a menos gastos no site para cada um dos 1,4 bilhão de usuários da rede.

O número de minutos que os usuários gastam no site é divulgado de forma irregular, e a estimativa mais recente que encontramos foi numa reportagem do New York Times da metade de 2016 e na época era de 50 minutos por dia. No entanto, a redução não foi só no tempo: o crescimento em duas métricas chave — usuários ativos por mês e por dia — caiu em níveis não vistos desde 2015. Mesmo assim, a intenção é clara: o Facebook está fazendo uma tentativa de súplica, enquanto transforma métricas ruins em uma boa estratégia de relações públicas.

O que está fazendo as pessoas gastarem menos tempo no Facebook? Segundo Zuckerberg, é parte das mudanças feitas no último trimestre de “mostrar menos vídeos virais para assegurar que o tempo das pessoas é bem gasto.” Se uma porção dessas 50 milhões de horas está diretamente relacionada a vídeo, nós temos razões para duvidar das métricas deste ato descomprometido e de administração responsável de Zuckerberg. Você lembra de quando o Facebook disse que calculou mal as estatísticas de vídeo em 2016, e que após um tempo havia também um problema em métricas de engajamento?

O CEO do Facebook gostaria que todo mundo soubesse que a redução no tempo gasto do Facebook faz parte de um novo plano — “se concentrar em conexões importantes” e que ele as considera “mais fortes a longo prazo”.

É fácil dizer más notícias dizendo que você está concentrado em qualidade em vez de quantidade, quando você faz mais de 1,4 bilhão de pessoas gastarem cerca de 1 hora— sendo que cada uma delas fez você ganhar em média US$ 6,18 só nos últimos 3 meses. Se existe algum valor humano significativo em um site feito para ser viciante, pelo menos neste relatório financeiro, não foi explorado.

Foto do topo por Getty Images

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas