Em junho, a Microsoft confirmou que o Facebook lançaria um app oficial para Windows ainda este ano. Ele só chegou hoje, e por um motivo: é preciso atualizar seu PC para o Windows 8.1 antes de usá-lo.

Caso você tente instalá-lo na Loja do Windows 8, você poderá ver a mensagem: “Infelizmente este aplicativo não pode ser instalado porque seu computador não atende aos requisitos mínimos do sistema”. A Loja também pode avisar que você atualize para o Windows 8.1 – basta seguir estas instruções.

A interface do app é semelhante à versão para navegador, porém com elementos maiores para funcionar melhor em telas de toque. À esquerda, temos a barra de navegação; à direita, fica a lista de contatos para chat. Você pode bater papo com eles, inclusive em grupo.

facebook windows 81 (1)

No Windows, você recebe as notificações na lateral quando seus amigos comentam ou curtem seus posts. Além disso, claro que o Facebook tem um bloco dinâmico na tela Iniciar, para exibir fotos e atualizações recentes.

O app também se integra ao charm Compartilhar, ou seja, você pode postar um link do Internet Explorer ou uma foto direto dos apps Metro; basta abrir a barra de charms.

facebook windows 81 (4)

No ano passado, Mark Zuckerberg disse que o Facebook não desenvolveria apps para o Windows 8. Este ano, eles mudaram de opinião. Um porta-voz da empresa disse ao Gizmodo em junho: “O Windows 8 foi lançado no ano passado com muito potencial e vimos uma rápida adoção entre usuários do Facebook. Estamos ansiosos para explorar e desenvolver uma grande experiência em um app do Facebook para ele”.

O app está disponível gratuitamente na Windows Store – inclusive a brasileira – mas apenas em inglês. [Windows Store via The Verge]

facebook windows 81 (5)

facebook windows 81 (3)

facebook windows 81 (2)