Como prometido, a Microsoft acabou de liberar o Windows 8.1 para todos os usuários. A atualização gratuita, disponível via download, traz novidades na interface – incluindo blocos dinâmicos menores e a volta do botão Iniciar. São novidades pequenas, mas que fazem toda a diferença. E obtê-las é simples: basta seguir as instruções abaixo.

Para quem já está com o Windows 8, a atualização será gratuita. A Microsoft recomenda que você faça backup dos seus arquivos por precaução; no entanto, o update manterá seus arquivos e programas desktop. (Será preciso reinstalar os apps Metro, mas isso é bem fácil de fazer; veja abaixo.)

Todos os seus programas e drivers do Windows 8 devem ser compatíveis com o Windows 8.1; se você quiser ter certeza, é só baixar o Assistente de Atualização clicando neste link.

Você pode fazer uma instalação limpa do Windows 8.1, se quiser – essa será uma das opções na instalação. Por enquanto, a Microsoft não disponibiliza a atualização em formato ISO, que permite instalá-lo em uma nova partição ou em máquina virtual.

Você estava usando o Windows 8.1 Preview? Se sim, é possível atualizar direto para a versão final; no entanto, você terá que reinstalar todos os programas desktop; seus arquivos serão mantidos. (Com o ISO, será possível dar um jeitinho e manter seus programas desktop; confira o guia aqui.)

Caso você esteja usando alguma versão antiga do Windows – como o 7, Vista ou XP – é preciso adquirir a versão vendida pela Microsoft. No Brasil, a versão básica custará R$ 410, enquanto a Pro sairá por R$ 699. (Trata-se das versões completas, não de atualização.)

Quem passar do Windows 7 para o 8.1 não perde nenhum arquivo, mas precisa reinstalar todos os programas. Por sua vez, quem ainda está no Vista ou XP tem que fazer a instalação limpa: faça backup dos arquivos e reinstale os aplicativos.

As novidades

Você confere aqui a lista completa das novidades do Windows 8.1. Para os puristas, agora é possível fazer boot direto para a área de trabalho. Também temos a volta do botão Iniciar à barra de tarefas; no entanto o antigo menu Iniciar do Windows XP/7 não está disponível.

Na tela Iniciar, os blocos dinâmicos ganharam novos tamanhos: pequenos como no Windows Phone; e gigantes. E é possível redimensionar apps Metro abertos lado a lado com o novo “Snap View”, além de colocar até quatro apps na tela, um ao lado do outro (depende da resolução da sua tela).

Os apps nativos foram atualizados, como o Internet Explorer 11, Mail, Música e outros. E todos os apps Metro serão atualizados automaticamente, em segundo plano, sem precisar abrir a Loja.

Também há busca universal, incluindo seus arquivos, apps, e a internet, com uma bela interface e tudo movido pelo Bing. Além disso, temos maior integração ao SkyDrive; e suporte melhor a telas de altíssima resolução, aumentando texto e imagens em 200%.

Veja abaixo como instalar o Windows 8.1:

Abra a Loja (Windows Store):

windows81-guia

Clique em “Atualizar Windows”. Se isso não estiver disponível para você, siga as instruções deste link.

windows81-guia2

Clique em Baixar. Você verá o tamanho estimado do download; ele pode demorar entre “30 minutos a várias horas”, segundo a Microsoft.

windows81-guia3

A atualização será instalada em segundo plano. Recomendamos que você deixe o app Loja aberto na lateral, em modo Snap, senão o Windows pode fechá-lo se precisar de mais RAM.

windows81-guia4

Espere o download e siga as instruções; seu computador será reiniciado e a instalação deve durar “de 20 minutos a uma hora”. Aqui, você terá a opção de atualizar ou fazer uma instalação limpa.

windows81-guia5

Depois de reiniciar, faça login com sua conta Microsoft – do Outlook/Hotmail ou MSN, por exemplo – espere as configurações finais e você será levado à nova tela Iniciar.

O mesmo wallpaper na Tela Inicial.

Por fim, reinstale os apps Metro. Abra a Loja, vá até a seção “Meus aplicativos” e escolha quais instalar no seu PC atualizado. Tudo será feito automaticamente, em segundo plano.

windows81-guia6