O Mozilla acaba de comprar a Fakespot, uma startup que criou um detector de avaliações falsas em sites de e-commerce. A ferramenta consegue mapear avaliações falsas feitas tanto por humanos quanto por robôs.
Na prática, o Fakespot usa IA (inteligência artificial) para analisar e classificar as análises de produtos em sites como Amazon, Tripadvisor e Sephora em uma escala de “A” para “F”, sendo A para “avaliação verdadeira” e F para “avaliação falsa”.
A extensão está disponível no site, como extensão do Google Chrome, Firefox e Safari, além das versões mobile para Android e iOS. O suporte nestes canais deve continuar, disse o Mozilla.
A empresa não divulgou quanto pagou pela aquisição, mas disse ao site Axios que manteve a equipe de 13 pessoas e planeja uma expansão.
O recurso pode ser útil em um contexto onde tecnologias como o ChatGPT dificultam a identificação de comentários e avaliações falsas em sites de vendas online.
Saoud Khalifa, fundador do Fakespot, criou a plataforma em 2016, depois de ter sido enganado por um vendedor da Amazon que manipulou as críticas positivas. “Você não pode tocar no produto, realmente precisa dos comentários”, justificou ele sobre a criação do site.
Como usar o Fakespot
A ferramenta não tem versão de análise para sites brasileiros, especificamente, mas analisa avaliações em produtos dos seguintes domínios:
- Amazon.com (além da Amazon no Reino Unido, Canadá, Austrália, Índia, França, Espanha, Itália, Alemanha e Japão)
- Walmart.com
- Yelp.com
- Tripadvisor.com
- Steam.com
- Sephora.com
- Bestbuy.com
A plataforma também mostra os resultados das avaliações mais recentes. Para usar o site no desktop, acesse este link. Clique para baixar a versão na extensão para Chrome, Firefox, Safari, e no Android e iOS.