Falta 1 mês para Apple encerrar o My Photo Stream: veja como fazer backup

Serviço lançado pela Apple em 2011 será encerrado em julho para dar lugar ao iCloud Photos. Veja como salvar suas imagens
Falta 1 mês para Apple encerrar o My Photo Stream: veja como fazer backup
Imagem: Paolo Giubilato/Unsplash/Reprodução

Quem utiliza dispositivos Apple já deve saber que o serviço Meu Compartilhamento de Fotos (originalmente chamado de “My Photo Stream”) será encerrado no próximo dia 26 de julho. Lançado em 2011, como parte do iOS 5, o serviço de upload de fotos na nuvem da empresa dará lugar em definitivo ao iCloud Photos.

Na época, a ideia do My Photo Stream era permitir que fotos tiradas de iPhones ou iPads pudessem ser facilmente acessadas de outros dispositivos, como Macs, PCs e Apple TV. O serviço era gratuito, por isso, ele tinha uma limitação de 1.000 imagens que ficavam armazenadas por no máximo 30 dias. Após esse período, as fotos são deletadas.

Em 2014, o iOS 8.1 trouxe como novidade o iCloud Photo Library, um serviço mais completo de armazenamento de imagens na nuvem. Por isso, o My Photo Stream se tornou obsoleto e a Apple achou melhor dar um fim no serviço agora em 2023.

Por conta disso, é bastante provável que você não utilizasse mais o “Meu Compartilhamento de Fotos” há algum tempo. Contudo, caso você ainda tenha imagens guardadas, veja a seguir como fazer o backup delas:

iPhone, iPad e iPod Touch

Nos dispositivos móveis, você pode acessar o My Photo Stream no app Fotos. Ele estará na opção de Álbuns com o nome de Meu Compartilhamento de Fotos. Posteriormente, ao entrar no álbum, selecione as imagens que pretende guardar e clique no botão Compartilhar. Depois salve em seu dispositivo.

Computadores Mac

O procedimento é semelhante nos dispositivos com MacOS. Entre no app Fotos e procure na seção de Álbum. Um deles será o Meu Compartilhamento de Fotos. Por fim, ao entrar, selecione as imagens que gostaria de guardar e arraste-as para sua biblioteca.

Como salvar fotos no iCloud

Com o fim do My Photo Stream, o iCloud Photos será a única opção fornecida pela Apple para guardar fotos na nuvem. O iCloud oferece 5 GB gratuitos para armazenar imagens, vídeos, contatos, entre outros.

No iPhone, iPad e iPod Touch, você faz a configuração na parte de Ajustes do dispositivo. Nela, você verá a opção iCloud e, dentro dela, Fotos. De lá é possível fazer a sincronização de todas as fotos do seu aparelho.

Nos computadores Mac, você pode fazer a configuração no app Fotos. Dentro dela há a opção Ajustes (macOS Ventura) ou Preferências (macOS 12 ou anterior). Dali, será possível sincronizar a conta do iCloud.

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas