_Cultura

Fan arts: como fãs mudam roteiros de filmes e séries com desenhos

Será que artes de fãs têm o poder de mudar o destino de personagens da ficção?

fan arts wandinha

Imagem: @ningukt/Twitter

Fan arts são obras de arte criadas por fãs de filmes, séries, livros ou qualquer obra de ficção, quase sempre feitos por artistas amadores — e que não receberam nada por isso. Algo semelhante às famosas fanfics, que são histórias escritas por fãs, inspiradas por seus personagens ou celebridades favoritos.

Mas mais do que isso, elas são uma forma de “mudar” a história, ainda que apenas entre a comunidade de fãs, o roteiro de uma obra, dando a ela qualquer rumo desejado.

Aaron Taylor-Johnson como James Bond

Recentemente, Aaron Taylor-Johnson, de “Trem-Bala” (2022) assumiu o papel do novo James Bond em uma arte feita por fãs. De acordo com relatos, o ator esteve em uma reunião com produtores do filme. Assim, ele se tornou um dos nomes especulados para o papel, bem como Lucien Laviscount, de “Emily in Paris”.

Apesar de nenhum anúncio oficial ter sido feito – e nem ter previsão de acontecer – na mente de alguns fãs, Aaron Taylor-Johnson já é o agente 007.

O artista por trás do perfil Rahalarts publicou uma ilustração que mostra como Johnson ficaria no papel. Veja abaixo:

Wandinha e Enid

Outra produção que tem ganhado fan arts populares é “Wandinha”. A série tem atraído a atenção de artistas apaixonados por Wandinha Addams (Jenna Ortega) e sua colega de quarto lobisomem Enid Sinclair (Emma Myers).

Desde o lançamento da série, em novembro de 2022, várias versões das personagens surgiram nas redes sociais, destacando suas personalidades completamente opostas.

Muitos fãs, inclusive, já manifestaram suas esperanças de que a alegre Enid e a melancólica Wandinha se tornem um casal na próxima temporada da série, que já foi confirmada pela Netflix. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, os criadores Miles Millar e Al Gough se disseram abertos à possibilidade, mas que desejam manter o laço entre elas.

“Essa ideia de irmandade é a chave do show. Não vamos descontar nada e, obviamente, às vezes os personagens se revelam, que é a coisa divertida que amamos na televisão, que é uma jornada orgânica. Temos um roteiro e gostaríamos de ter rotas ao longo desse mapa que o levem a direções inesperadas. Então, estamos abertos a tudo. Queremos explorar essa amizade em todos os sentidos, mas não vamos… é aqui que às vezes você é mal direcionado pelos fãs e coisas assim, então é apenas estar realmente aberto para ver como esses personagens se desenvolvem e essa amizade”, disse Millar.

E aí, será que as fan arts darão um novo rumo para “Wandinha” na nova temporada?

Sair da versão mobile