Faz-tudo e rockstar: os 8 “robôs voluntários” da ONU para encontro sobre IA

Robôs serão apresentados no em 6 e 7 de julho no AI for Good Global Summit, encontro global sobre IA sustentável, realizado em Genebra. Conheça um por um!
Faz-tudo e rockstar: os 8 “robôs voluntários” da ONU para encontro sobre IA sustentável
Imagem: Jam Galaxy/Neural Robotics/Reprodução

Eles combatem incêndios, entregam mantimentos e até ajudam na assistência médica: é possível esperar tudo isso e muito mais dos oito “robôs voluntários” da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Os humanoides serão apresentados ao público em 6 e 7 de julho, durante o AI for Good Global Summit, encontro global sobre IA (inteligência artificial) sustentável, realizado em Genebra. 

No fórum, organizado pela ITU (União Internacional de Telecomunicações), desenvolvedores de outros 20 robôs especializados também subirão aos palcos para apresentar o que há de mais novo no setor. 

O objetivo é mostrar como a tecnologia pode apoiar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU em áreas como combate à crise climática e reforço de respostas humanitárias. 

“É do nosso interesse que possamos moldar a IA mais rapidamente do que ela está nos moldando”, disse a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin. Ela se refere à popularização de plataformas como o ChatGPT e Bard, que usam robôs e IA para construir textos que parecem ter sido escritos por seres humanos. 

No caso dos “robôs voluntários”, o objetivo da IA é parecido: soar como um humano e ajudar desde em tarefas simples, como limpar a casa, até em situações mais complexas, como cuidar de idosos e ser uma rockstar.

A seguir, apresentamos os oito robôs humanoides movidos por IA que poderiam ser ótimos voluntários da ONU. 

Quem são os 8 robôs com IA da ONU

Beonmi 

Lançado na CES 2022 pela Beyond Imagination, dos EUA, Beonmi é o primeiro robô humanoide com diversas funções e que pode ser controlado por qualquer pessoa do mundo. Para isso, basta um headset de realidade virtual e luvas com sensores. Pronto: o movimento que você fizer, ele também fará. 

O fundador-chefe da startup, Harry Kloor, disse que criou o robô para cuidar de sua mãe idosa e auxiliá-la nas tarefas quando estivesse longe. Isso porque Beonmi faz um pouco de tudo: alcança objetos, prepara alimentos, rega plantas e até limpa a casa. 

Não por acaso, pode ser muito útil em missões humanitárias da ONU, especialmente em áreas de conflito. As primeiras versões do robô devem entrar no mercado em 2023.  

Nadine 

Uma das robôs sociais humanoides mais realistas do mundo, Nadine se parece e age como uma mulher de verdade. Ela é capaz de responder a perguntas em vários idiomas, mostrar emoções em seus gestos, olha nos olhos do interlocutor e reconhece pessoas com quem se encontrou anteriormente. 

O projeto da Universidade de Genebra também demonstra ter “personalidade” – na prática, seu humor muda dependendo do tom da conversa. Suas habilidades incluem ainda atender pessoas com necessidades especiais, ler histórias, mostrar imagens, fazer sessões por Skype e enviar e-mails. 

Sophia 

Criada pela Hanson Robotics, dos EUA, Sophia é a primeira cidadã-robô do mundo e a primeira embaixadora de Inovação de robôs para o PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas). 

A IA encontra respostas únicas para qualquer situação ou interação e usa a percepção de máquina para reconhecer rostos humanos, interpretar expressões emocionais e gestos de mãos. Também consegue avaliar os sentimentos dos interlocutores e tenta encontrar maneiras de negociação. 

Geminoid 

O robô japonês ultra realista tem aparência semelhante à pessoa que inspirou seu nome, Hiroshi Ishiguro. O androide se comporta como um humano real e responde a perguntas complexas. 

4NE-1 

Criado pela empresa alemã Neura Robotics, 4NE-1 é um dos humanoides cognitivos mais avançados do mundo. Foi projetado para colaborar com humanos em diversas áreas, desde a indústria, comércio e pesquisa até medicina, educação e em missões humanitárias. 

O robô desempenha tarefas após uma breve explicação e demonstração de seus donos. Tem uma estrutura robusta: mede 170 cm, pesa 60 kg e pode carregar até 20 kg. Consegue andar para frente e para trás, além de equilibrar objetos, virar, dobrar e transitar em terrenos difíceis e escadas. 

Ai-Da Robot 

Ai-Da é a primeira artista robô ultra realista do mundo. A humanoide desenha e pinta com ajuda de câmeras instaladas em seus olhos, algoritmos de IA e um braço robótico. Em fevereiro de 2019, fez sua primeira exposição individual na Universidade de Oxford. 

No ano passado, participou da Bienal de Veneza, uma das mais importantes exposições de arte do mundo. 

Grace 

Desenvolvida pela SingularityNET, Grace é um robô humanoide de saúde que conversa e cuida de pacientes, especialmente idosos. Ela presta toda a assistência profissional em saúde: monitora horários de remédios, auxilia nas atividades domésticas e tem um sistema de alerta para chamar equipes de emergência. 

Desdêmona 

Desdêmona é a primeira robô rockstar. Ela usa IA para produzir músicas inéditas a partir de uma imensa base de dados de artistas, músicas, poetas, cientistas e escritores. Suas redes neurais processam linguagem natural, o que faz com que nenhum show seja igual. 

Isso porque Desdêmona “inventa” as letras e as interpreta enquanto uma banda cria melodias ao vivo e não ensaiadas em torno das composições. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas