Estalactites de gelo se formam naturalmente, normalmente dos telhados de casas com isolamento térmico ruim. Mas em Utah, nos Estados Unidos, fazendas como a Ice Castles criam 15.000 dessas colunas de gelo por dia. Afinal, como é que você acha que castelos de gelo são construídos? Bem-vindo ao mundo da colheita de estalactites.

Ouvimos falar sobre fazendas de gelo pela primeira vez em uma curta e charmosa história na Modern Farmer, que fazia referência a um programa da TV de Vermont sobre empregos esquisitos. E como sempre consideramos esculturas de gelo algo legal, entrei em contato com Ryan Davis, cofundador da Ice Castle para descobrir mais.

Davis e o cofundador Brent Christensen criaram a empresa há mais ou menos cinco anos e são as mentes responsáveis por palácios de gelo que foram de Vermont até o Mall of America, um dos maiores shoppings centers do mundo.

Os castelos são feitos inteiramente de gelo, mas todos começam com água correndo por um tubo de metal ondulante. É uma espécie de cabideiro onde as estalactites crescem durante a noite. Como descrito na patente americana 8511042 B2 (“Métodos para construir estruturas de gelo”, propriedade de Christensen), a água pinga lentamente do topo das pranchas, formando assim as estalactites. Fácil. Dependendo da temperatura e do fluxo da água, uma coluna de gelo pode chegar a quase um metro durante a noite.

uphpm32jijgxefqnzed7

Esquerda: arte da patente de um campo de estalactites. Direita: versão da vida real. Foto por Kendra Garvin.

As frágeis estalactites são então “colhidas” à mão e transportadas para o local onde o castelo de gelo será construído. Para erguer a fortaleza, as gélidas colunas são postas na horizontal e na vertical, como tijolos longos e grossos unidos por um cimento especial. Um único castelo de gelo pode gastar até meio milhão de estalactites para ser construído. As paredes chegam a medir 4 metros e meio de espessura e doze metros de altura.

bxmh9qv0e6b2j0qttdvr

Um engenheiro manuseia estalactites.

xfreboo6dydbyg0c0dib

Borrifadores ligados sobre as construções de gelo

Posicionadas as primeiras estalactites, chega a hora da segunda leva. Borrifadores são postos sobre o castelo de gelo, e a água cria novas formações. Demora aproximadamente um mês para construir um castelo de gelo, mas os borrifadores são mantidos para que o gelo fique forte e fresco. “O que faz os castelos de gelo tão bonitos é que as formações mudam durante a estação”, diz David. “Ao manter a água correndo sobre o castelo, a Mãe Natureza se transforma e as formações acabam ficando diferentes.” Nas noites de vento, as estalactites se formam com curvas e em noites quentes elas ficam ainda mais longas.

Davis reconhece que o emprego dele é estranho. “As pessoas sempre dizem ‘ei, com o que você trabalha’ ao que respondo ‘deixe eu te mostrar porque se eu contasse você não entenderia”. Como os castelos de gelo não estão disponíveis no Brasil, vivencie a experiência por estas fotos e pelo Instagram do Ice Castles.

Todas as imagens são cortesia do Ice Castles exceto quando informado.


masosdt1llwa1frwbcqx

z2o7tm0el3d6k25clcpy

ncxtnjvzwzookdvoicfe

nkeknyvoizi1qcl1zmmw