Você cobre sua webcam com algum tipo de fita ou adesivo? O Mark Zuckerberg faz isso. Esse tipo de artifício é usado contra hackers que podem querer te espionar ou olhar o seu ambiente através de seus dispositivos. E agora um diretor do FBI está defendendo publicamente o uso de fitas adesivas em seus dispositivos com câmera.

Mark Zuckerberg usa fita adesiva no laptop para não ser espionado pela webcam
Por dentro do mundo sombrio dos hackers de webcam



“Você ainda tem um pedaço de fita sobre as câmeras que você têm em casa?”, perguntou o entrevistador do Center for Strategic and International Studies para James Comey, que é diretor do FBI, durante conferência realizada nesta quarta-feira (14).

“É claro”, respondeu Comey. “E sou ridicularizado [pelo excesso de segurança] com um monte de outras coisas. As pessoas trancam seus carros, fecham as portas de casa. Não é louco que um diretor do FBI também se importe com segurança pessoal”.

james-comey-fbi

James Comey, do FBI, durante conferência do Center for Strategic and International Studies. (Reprodução/YouTube)

Os comentários de Comey foram feitos em um contexto sobre uma discussão maior relacionada a internet das coisas. Ele aconselhou as pessoas a não terem como certo de que alguém vai cuidar da segurança de seus computadores, apenas porque disseram que iriam fazê-lo.

“Acho que as pessoas devem ser responsáveis pela própria segurança delas online”, continuou Comey. “Então, há algumas coisas sensíveis que elas devem fazer e esta [cobrir a câmera do computador] é uma delas.”

O diretor do FBI explicou que é comum no FBI e em órgãos governamentais o uso de coberturas físicas sobre webcams.

“Se você for a qualquer órgão governamental, você notará que todos temos pequenos objetos que ficam na parte de cima da tela”, afirmou James Comey. “Todos eles têm uma pequena tampa que pode ser aberta ou fechada. Isso é feito para que pessoas que não tenham autoridade vejam o que você está fazendo. Acho que isso é uma boa medida.”

O tipo de fita recomendada pelo FBI para proteção, infelizmente, não pode ser confirmada até a publicação deste post.

[The Hill]

Foto do topo por quinnanya/Flickr