Feira de Berlim que lançou air fryer e recebeu Einstein chega à 99ª edição
A feira de eletroeletrônicos IFA (Internationale Funkausstellung Berlim), em Berlim, Alemanha, está chegando à sua 99ª edição. Este ano, o evento acontece em setembro, dos dias 1 a 5, no Messe Berlin Exhibition Grounds.
Em suas várias edições, a feira contou com importantes momentos históricos da tecnologia, como o lançamento da air fryer da Philips, em 2010. No ano seguinte, o produto chegou em território brasileiro pela primeira vez.
Além disso, décadas antes, em 1930, recebeu o renomado físico Albert Einstein para um discurso de abertura. O objetivo do evento é apresentar aos consumidores os novos produtos e às empresas oportunidades de negócios e networking, com foco em varejistas, distribuidores e na imprensa.
Como surgiu e cresceu a IFA
Desde 1924, a IFA apresenta produtos e inovações tecnológicas ao redor do mundo. Suas primeiras edições apresentaram dispositivos como receptores de rádio de tubo, por exemplo. Já no final da década, foram exibidos os primeiros aparelhos de televisão, com transmissão durante o evento em 1928, evoluindo para tecnologias em cores e em alta definição.
Em 1971, ano de exibição dos primeiros gravadores de vídeo de Berlim, a IFA se estabeleceu como um evento global para novos produtos, aumentando seu impacto publicitário com novidades apresentadas ao público internacional.
A partir dos anos 1990, tornou-se um evento cada vez mais multimídia, trazendo CDs, câmeras digitais, filmadoras, celulares e MP3. Em 1997, aliás, a Nintendo foi a primeira fabricante de videogames representada na IFA com seu novo console de jogos “N64”.
Já em 2006, a feira tornou-se um evento anual, na tentativa de acompanhar o ritmo de lançamentos da indústria de eletroeletrônicos. Com sua expansão passou a incluir, também, eletrodomésticos e produtos fitness.