_Tecnologia

Ferramentas de IA da Apple serão reveladas neste ano, confirma CEO

Tim Cook, CEO da Apple, confirma que ferramentas de inteligência artificial da empresa chegam mesmo neste ano

“Apple GPT”: empresa investe no desenvolvimento de seu próprio chatbot

A Apple vem concentrando esforços para desenvolver suas próprias ferramentas de inteligência artificial, e deve apresentá-las ao público ainda neste ano. A informação foi confirmada pelo próprio Tim Cook, CEO da marca, durante uma reunião de resultados trimestrais.

Mesmo após ser pressionado para revelar mais detalhes sobre as novidades, o chefão da empresa manteve o mistério. Ele afirmou que, historicamente, a empresa mostrou o resultado de seu trabalho somente após conclui-lo, reiterando que não realizaria anúncios precipitado.

A empresa raramente age desta forma, anunciando alguma atualização que virá no futuro com muita antecedência. Alguns especialistas enxergam o movimento como uma maneira de passar um recado para empresas concorrentes, principalmente, a Samsung que já implementou recursos alimentados por IA em seus aparelhos topo de linha lançados no mês passado.

Esta é a primeira vez que a Apple fala abertamente sobre seus esforços em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial. Alguns rumores indicam que a grande novidade será uma ferramenta que rivalizaria com ChatGPT, da OpenAI, e que estará já na próxima geração de iPhones.

Recentemente, você viu no Giz Brasil que documentos oficiais revelam que a Apple busca maneiras de depender menos da execução de modelos de IA em nuvem rodando-os diretamente no aparelho. Na prática, isso eliminaria a necessidade de conexão com internet para usar recursos de inteligência artificial.

IA em produtos Apple não é exatamente uma novidade. A empresa já implementa a tecnologia em seus produtos há vários anos para otimizar a experiência dos usuários, mas agora o salto promete ser o mais significativo até então.

O iOS 18 deve ser a maior atualização do sistema desde que foi lançado em sua primeira versão, em junho de  2007. A gigante de Cupertino, no entanto, ainda não divulgou nenhum detalhe sobre quais serão as grandes mudanças que a nova versão de seu sistema operacional trará.

Sair da versão mobile