Demorou, né? A EA Sports anunciou na última segunda-feira (2) que vai começar os primeiros testes para crossplay do FIFA 2022. O serviço é uma demanda de longa data dos fãs da franquia de futebol, mas ainda não tem data de lançamento.

Crossplay, para quem não sabe, é basicamente a possibilidade de jogar online a mesma partida a partir de diferentes plataformas. Isso quer dizer que, em games com suporte para crossplay, jogadores que estejam em consoles distintos podem formar um time, por exemplo.

Atualmente, jogadores de FIFA 22 que entram em campo pelo Xbox, por exemplo, só podem jogar em parceria com um amigo que tem o mesmo console. Nessa nova modalidade de jogatina, esses usuários poderão disputar partidas ao lado de quem tem um PlayStation, por exemplo, ou enfrentar quem joga pelo Stadia.

Além de ampliar o número de potenciais adversários e parceiros de game, o crossplay por vezes serve para que um mesmo jogador acesse a sua conta a partir de mais de um console — e não perca seu progresso. Suponhamos que você esteja jogando no Nintendo Switch, por exemplo, mas queira dar continuidade à jogatina no celular. Em certos games, isso é possível.

Uma má notícia

Pelo menos por enquanto, a jogabilidade entre plataformas vai funcionar apenas para PlayStation 5, Xbox Series X|S, e no Google Stadia. Ou seja, nada de quem joga pelo Xbox One ou no PlayStation 4 entrar na dança.

Além disso, os testes vão envolver apenas as partidas amistosas e o modo Temporada. Segundo a EA, a medida é uma tentativa de diminuir o número de falhas e bugs no jogo.

Será possível desligar o crossplay a qualquer momento. Para isso, será preciso apenas acionar um botão, no canto inferior direito da tela. Assim, a criação de partidas com jogadores de outras plataformas estará desabilitada.

O crossplay deve estar presente também no FIFA 23, novo jogo da franquia que deve estrear no segundo semestre.

Vale lembrar que, no mês de maio, o FIFA 22 está disponível de graça para os assinantes do PlayStation Plus.