Os cientistas do Fraunhofer Institute inventaram A Caneca de Café Perfeita: uma que absorve o calor da sua bebida quando ela está quente demais, e então vai liberando esse calor aos poucos para evitar que ela esfrie, conservando a exata temperatura ideal por 30 minutos.
O segredo para esta mágica acontecer é física e um materialzinho chamado PCM — Phase Change Material –, uma extraordinária substância usada em construção e roupas de inverno extremo. O PCM é capaz de armazenar e liberar calor ou frio.
Ele é sólido em seu estado original, mas quando recebe calor, ele o absorve como uma esponja e vira meio que uma cera gosmenta. À medida que o PCM solidifica, ele libera a energia de maneira regular, mantendo qualquer líquido ou espaço físico na temperatura perfeita. Em arquitetura, eles conseguem este efeito preenchendo paredes com PCM, que absorve calor do sol e então o libera quando a atmosfera se resfria à noite, mantendo a casa quente.
Bebidas quentes, como café ou chá, são melhor aproveitadas a 58 graus Celsius. Para alcançar e manter essa temperatura, nós preenchemos a caneca com um tipo de PCM que se liquifica a exatos 58 graus. Sob circunstâncias ideais, a temperatura perfeita pode ser mantida por 20 a 30 minutos.
Não sei o que você acha, mas por mim eles já demoraram demais pra colocar esse troço no mercado. Quero duas. [Spiegel]