Físicos dinamarqueses criam menor disco de vinil do mundo; veja resultado

O disco feito em nanolitografia contém os primeiros 25 segundos de "Rocking Around the Christmas Tree"; assista ao vídeo explicativo
nanofrazor
Imagem: Divulgação/DTU Physics

O Nanofrazor, um gravador de nanolitografia 3D, que lida com a fabricação de estruturas nanométricas (de até 100 nm), foi utilizado para conseguir o menor disco de todos os tempos, com 40 mícrons de diâmetro. Físicos da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) “gravaram” os primeiros 25 segundos de “Rocking Around the Christmas Tree“. As informações são do site Ars Technica.

Em 2015, o grupo criou uma imagem colorida microscópica da Mona Lisa, aproximadamente 10 mil vezes menor que a pintura de Leonardo da Vinci. A imagem cabe em um espaço menor do que um único pixel em uma tela retina do iPhone.

“Faço litografia há 30 anos e, embora já tenhamos essa máquina há algum tempo, ainda parece ficção científica”, disse Peter Bøggild, físico da DTU. “Para se ter uma ideia da escala em que estamos trabalhando, poderíamos escrever nossas assinaturas em um glóbulo vermelho com essa coisa.”

Nanofrazor

O Nanofrazor esculpe nanoestruturas 3D detalhadas de forma rápida e relativamente barata. Ele remove com precisão o material para esculpir a superfície no padrão ou forma desejada.

“O Nanofrazor foi colocado para funcionar como um torno de corte de discos – convertendo um sinal de áudio em uma ranhura em espiral na superfície do meio”, explica Bøggild. Mas a técnica não deve se tornar um sucesso. Afinal, segundo Bøggild, “para ler o sulco, você precisa de um microscópio de força atômica bastante caro ou o Nanofrazor”.

O objetivo é usar a ferramenta para desenvolver novos sensores magnéticos capazes de detectar as correntes em cérebros vivos. “Temos muitas ideias sobre o que fazer a seguir e acreditamos que esta máquina irá acelerar significativamente a prototipagem de novas estruturas”, disse o físico Tim Booth.

Assista:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas