Pesquisadores da Universidade de Leiden imprimiram em 3D o menor barco do mundo: uma cópia de 30 micrômetros do Benchy, o rebocador, um conhecido objeto de teste de impressora 3D. Este barco é tão pequeno que poderia flutuar no interior de um fio de cabelo humano.

O barco impresso em 3D é parte de uma exploração de micronadadores, organismos microscópicos ou objetos que podem se mover através de líquidos. Exemplos naturais de micronadadores são bactérias e esperma. Este minúsculo Benchy se propulsiona usando um pouco de platina que reage com o peróxido de hidrogênio.

O mais interessante é como eles conseguiram imprimir a cabine do barquinho, um espaço aberto que exige muitos truques geométricos para ser construído.Vamos precisar de um Benchy maior. Captura de tela: CreativeTools (Outros)

“Um laser é focado dentro de uma gota que endurece localmente no ponto focal do laser”, disse a pesquisadora Daniela Kraft. “Movendo o laser através da gota de forma controlada, podemos escrever a forma do nadador que desejamos”.

“Como a impressão ocorre dentro da gota, e estamos imprimindo camada por camada, podemos manter o espaço aberto”, disse ela.

Por que eles imprimiram um barco tão pequeno? Porque foi divertido!

“O 3D Benchy é uma estrutura que foi projetada para testar impressoras 3D macroscópicas porque tem vários recursos desafiadores e era natural tentar também na escala de micrômetro”, disse Kraft. “Além disso, fazer um barco do tamanho de um micrômetro é divertido”.

O artigo da pesquisa, intitulado “Micro-nadadores coloidais impressos em 3D com propulsão catalítica”, foi publicado na revista Soft Matter.