Pegue os mapas do Google (do Google; os da Apple ainda não rola), misture com informações dos aviões fornecidas em tempo (quase) real e misture tudo. Dessa receita sairá o FlightRadar24, um site sueco que mostra dados de um punhado de voos do mundo inteiro, direto do navegador ou em smartphone e tablets equipados com iOS ou Android.

Informações como local de decolagem e destino, altura e velocidade dos aviões estão disponíveis pelo site/app, que monitora cerca de 6 mil aeronaves. Graças a uma tecnologia chamada ADS-B, que equipa 60% dos aviões em operação do mundo, as informações são transmitidas em tempo real para cerca de 500 receptores espalhados pelo mundo e, depois, transferidas para o site por voluntários. Esses são os aviõezinhos amarelos. Outros, os laranjados, são inseridos via dados da FAA, órgão norte-americano de controle de tráfego aéreo. Por questões de segurança esses sofrem um atraso de cinco minutos na atualização dos dados.

Eles dizem que cobrem 95% de todos os voos europeus, têm a cobertura completa dos voos nos EUA e Canadá (graças aos dados da FAA) e cobertura parcial de outros locais — Brasil incluído. Abrir o site e colocar em uma área com tráfego pesado é como assistir a uma partida de Flight Control. Por sobre a América do Norte, uma partida nível ultra master de Flight Control. É frenético o ritmo por lá.

O app faz basicamente a mesma coisa que o site, mas com uma interface otimizada e adaptada. Ele está em promoção nessa semana, com 67%, saindo por US$ 0,99 tanto no Google Play, quanto na App Store. [INFO]