Fofo, inteligente e com personalidade: conheça EMO, o robô-pet de mesa

Animal de estimação robótico aprende com o dono e executa mais de mil expressões e movimentos

O trabalho em home office anda entediante? Que tal adotar um pet? Ou melhor… um robô pet?

A empresa japonesa de inteligência artificial Living.Ai lançou no primeiro semestre deste ano o EMO, um pequeno animal de estimação robótico desenvolvido para servir de companhia para mesas de trabalho.

O gadget é equipado com um processador de rede neural e três modelos de inteligência artificial. Eles o tornam inteligente o suficiente para reconhecer interações humanas (de até 10 pessoas) e reagir com mais de 1000 expressões faciais e movimentos.

Contando com mais de 10 sensores, ele pode rastrear sons, reconhecer pessoas (inclusive pelo nome) e se movimentar de forma independente.

O pequeno robô também pode tomar decisões por conta própria e a personalidade dele evolui com base em suas experiências. Inclusive, se você tentar interromper algo que ele está fazendo, o EMO pode até ficar um pouco irritado.

Quem assistiu ao filme WALL-E, da Disney, pode reconhecer uma semelhança entre EVA e o EMO. Veja no gif abaixo.

O que ele pode fazer?

O bichinho de estimação possui quatro microfones, que podem captar sons em diferentes direções. Para chamá-lo basta dizer “Ei, EMO!”

O robô pode tocar playlists de músicas, tirar fotos, acender luzes, servir de despertador, responder perguntas ou jogar com o dono.

O sistema de autoaprendizagem de EMO permite que ele entenda o mundo ao seu redor e se familiarize com o usuário e com o ambiente. Por exemplo, quando o tempo está frio, ele também pode pegar um resfriado ou espirrar.

O PET robô também está equipado com um sensor de toque em sua cabeça, o que permite que ele sinta os carinhos do dono como qualquer outro animal de estimação.

Quanto custa?

O produto está atualmente com preço promocional de US$ 279 (cerca de R$ 1.572). O robô é acompanhado por um skate de carregamento sem fio que também serve para celulares.

A empresa afirma que ele pode ser enviado para todo o mundo,– neste link, inclusive, você pode ver uma timeline do processo de produção e entrega das primeiras remessas. Mas, por enquanto, o EMO oferece suporte apenas para o inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, japonês, coreano e chinês.

A Living.Ai promete atualizações constantes, refinando a programação, desenvolvendo novas habilidades, além de adicionar novos idiomas ao EMO.

Sair da versão mobile