Foguete coreano já tem nova data para ser lançado do Brasil; veja qual
A FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou que foi agendado para a próxima quarta-feira (15), o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TL. A decolagem será a partir do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), um espaçoporto localizado no estado do Maranhão e vinculado à AEB (Agência Espacial Brasileira).
Atualmente, a janela de lançamento do HANBIT-TLV está disponível entre os dias 7 a 21 de março. O major Leander, do CLA, afirmou que ainda não definiu o horário exato do lançamento, mas deixou claro que ele só ocorrerá se as condições meteorológicas no local permitirem.
Vale lembrar que o voo do foguete aconteceria no último dia 21 de dezembro, mas, segundo a AEB, a tentativa não teve êxito, devido a uma falha no acendimento do motor. Os responsáveis pela operação ainda pontuaram que o lançamento já tinha sido adiado duas vezes por conta de problemas na válvula da peça, além das condições meteorológicas inadequadas.
A operação do foguete
Esta será a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento comercial experimental, em conjunto com uma empresa privada de outro país.
Criado pela empresa privada sul-coreana Innospace, o objetivo da missão é confirmar a capacidade do foguete para enviar no futuro um nanosatélite para o espaço a partir do CLA.
Em parceria com o FAB, o foguete coreano levará um hardware desenvolvido por brasileiros, nomeado como “SISNAV” (Sistema de Navegação Inercial), para realizar testes durante o voo. O sistema será embarcado futuramente no Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), em construção pela FAB.
Comentando sobre o lançamento, Carlos Moura, presidente da AEB, comemorou mais um passo no projeto, além das parcerias com as empresas internacionais. “O Espaçoporto de Alcântara inaugura um novo capítulo em sua história, pois saímos do sonhado potencial para a realidade das operações com entes privados”, disse o executivo.