Um foguete russo caiu segundos após ser lançado de uma base espacial no Cazaquistão. O vídeo de canais locais de notícias mostra como o foguete cambaleou pelo céu enquanto subia, até se desintegrar e cair de volta à Terra.

O foguete, chamado Proton-M, levava três satélites de navegação ao espaço; felizmente, ele não era tripulado. De acordo com a agência de notícias Interfax, ele caiu a 1 km da sua base de lançamento, menos de um minuto após decolar.

Por enquanto não há relatos de lesões em terra, mas a Interfax diz que o local do acidente pode ter sido infectado por centenas de toneladas de hidrazina e nitrato de amila, componentes altamente tóxicos do combustível:

“O foguete caiu durante o primeiro minuto de seu voo, quando seus tanques continham cerca de 500 toneladas de combustível. Acredita-se que deverá ser feito um grande trabalho de descontaminação no local do acidente.”

Não é a primeira vez que um foguete Proton-M mostra suas fraquezas: um deles caiu após ser lançado do cosmódromo de Baikonur, em 2007; e o impulsionador de outro foguete caiu no Oceano Pacífico em 2010. Este incidente não ajuda a mudar seu conturbado histórico. [Interfax via BBC via Verge]