Ciência

Foguetes da SpaceX estão proibidos de voar até 2ª ordem

A falha da última quinta-feira (11) foi o primeiro incidente do Falcon 9 desde 2016, quando um dos foguetes dessa série explodiu na base de lançamento
Imagem: SpaceX/Divulgação

A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) proibiu voos de foguetes Falcon 9, da SpaceX, após um incidente recente. Na última quinta-feira (11), durante o lançamento de 20 satélites da Starlink, o motor do foguete apresentou uma falha ao tentar completar o lançamento do segundo estágio do Falcon 9.

whatsapp invite banner

Elon Musk, CEO da SpaceX, afirmou que o foguete sofreu uma anomalia chamada “desmontagem rápida e não programada”, o que significa a destruição ou explosão do veículo. Mas a empresa ainda não descobriu o motivo por trás da falha.

“A equipe da SpaceX está revisando os dados para entender a causa do incidente. Os satélites da Starlink foram lançados, mas o perigeu (ponto baixo da órbita) pode ter sido muito baixo para os satélites subirem à órbita”, disse Musk.

Desse modo, a FAA proibiu os lançamentos de foguetes Falcon 9 até que a SpaceX conclua a investigação e envie os resultados à agência. A agência afirmou que estará “envolvida em todos os passos do processo de investigação”.

Suspensão pode atrasar voos da NASA

A FAA vai determinar se os foguetes da SpaceX vão poder voar novamente após uma avaliação de segurança. Além disso, a SpaceX vai precisar solicitar autorização da FAA para alterar as diretrizes das permissões de lançamentos de foguetes.

Na sexta-feira (12), a SpaceX afirmou que conseguiu fazer contato com 10 dos 20 satélites da Starlink que estavam a bordo do foguete. De acordo com a empresa, os satélites não vão conseguir entrar em órbita, retornando, portanto, à atmosfera.

No entanto, segundo a SpaceX, os satélites não colocam em risco outros satélites em órbita e nem afetam a segurança.

Dependendo do prazo de suspensão dos voos dos foguetes Falcon 9, a proibição pode afetar os lançamentos da NASA e os projetos de turismo espacial da SpaceX, bem como o lançamento de outros satélites da Starlink.

A falha da última quinta-feira (11) foi o primeiro incidente do Falcon 9 desde 2016.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas