_Tecnologia

Força Espacial dos EUA bane uso de ferramentas IA como ChatGPT

Estima-se que pelo menos 500 funcionários da Força Espacial estavam usando o ChatGPT para otimizar seu trabalho

Imagem: EUA/Divulgação

A Força Espacial dos EUA decidiu nesta semana banir temporariamente o uso das ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT. De acordo com o governo norte-americano, a suspensão acontece devido às preocupações com a segurança dos dados e outros problemas do tipo.

A proibição envolve ferramentas de IA generativa capazes de criar textos, imagens ou outras mídias. Um memorando interno divulgado em setembro diz que a tecnologia “não está autorizada” para ser usada nos sistemas do governo, a menos que tenha uma aprovação especial, como destacou a agência Reuters.

Estima-se que pelo menos 500 funcionários da Força Espacial estavam usando o ChatGPT para otimizar o trabalho e experimentar as possibilidades da tecnologia.

Um porta-voz da Força Aérea, responsável pela entidade, enfatizou que se trata de uma pausa estratégica. Segundo ele, a suspensão será enquanto eles determinam a melhor abordagem para integrar as atividades da Força Espacial.

Acordo com gigantes da IA

A preocupação com a segurança dos dados nos EUA é tanta que, em julho deste ano, a Casa Branca firmou um acordo com grandes empresas de tecnologia para criar novas medidas de controle e fiscalização ao uso da IA.

O anúncio vem após reunião do governo dos EUA com sete empresas líderes em IA: Amazon, Anthropic, Alphabet (Google), Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI.

As empresas concordaram em respeitar mecanismos para garantir que os produtos sejam seguros antes de apresentá-los ao público. Além disso, em criar ferramentas para identificar conteúdos produzidos por IA, como marcas d’água, investindo em segurança cibernética para proteger dados.

Sair da versão mobile