Fórmula 1 acha a solução para corridas na chuva: usar para-lamas

Cobertura pode ser a solução para as paralisações (e polêmicas) nas corridas da Formula 1 em dias de chuva. Para-lamas serão testados já em 2023
Fórmula 1 acha a solução para corridas na chuva: usar para-lamas
Imagem: FIA/Reprodução

A Formula 1 está trabalhando em ideias de como garantir a realização de corridas automobilísticas em dias de chuva. Entre as opções em discussão está usar algo bem simples: os bons e velhos para-lamas.

Até então, os pilotos vêm sofrendo com a falta de visibilidade quando há água na pista. O problema ficou ainda pior a partir de 2017, quando foram introduzidas as mudanças que aumentaram as larguras dos pneus – o que também ajudou a aumentar a quantidade de água que um carro espirra no outro.

A questão da chuva se tornou mais evidente durante o GP da Bélgica, do ano passado. Ela teve que ser atrasada em mais de três horas, teve apenas três voltas e terminou com a polêmica distribuição de pontos — dando vitória ao holandês Max Verstappen.

Com os para-lamas, a Fórmula 1 poderia dar fim às paralisações, voltas atrás do Safety Car ou mesmo cancelamentos de corridas por conta da chuva forte. Isso também aumentaria a segurança da competição, evitando o que aconteceu na GP do Japão deste ano – quando Carlos Sainz bateu sua Ferrari sozinho, por conta da pista extremamente molhada.

Segundo Nicholas Tombazis, diretor técnico da F1, o para-lama deve ser testado já na próxima temporada, e oficializado a partir de 2024. A ideia é usar uma espécie de cobertura removível em forma de arco sobre as rodas, que seria usada apenas quando necessária. “Os para-lamas só serão instalados algumas vezes por ano, talvez três. Não quero que aconteça toda vez que uma gota de chuva cai”, disse Tombazis ao Motorpasión.

O conceito foi divulgado pelo ilustrador e analista técnico da F1, Rosario Giuliana, por meio de uma publicação no Twitter:

Na prática, o para-lama ajudaria a fazer com que a água levantada pelas rodas fique mais próxima do solo, evitando que ela forme uma nuvem que impeça a visibilidade do piloto que vem logo atrás.

As primeiras simulações têm sido promissoras. Porém, Tombazis ressalta que eles não serão fáceis de instalar, exigindo que a corrida seja interrompida com bandeira vermelha para colocar os para-lamas nas garagens. Ou seja, nada de pit stop.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

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