Foto de criança em frente ao mar após ciclone vence prêmio de fotografia
A foto de uma menina em frente ao mar agitado após um ciclone e cheio de destroços em Frazerganj, na Índia, venceu o concurso Mangrove Photography Awards de 2024. A imagem é de autoria do fotógrafo indiano Supratim Bhattacharjee.
Foto traz efeitos do ciclone
A fotografia mostra as consequências de um ciclone na floresta de manguezais Sundarbans, no delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna, na Baía de Bengala.
Os Sundarbans são uma das florestas de manguezais mais vulneráveis. O desmatamento afetou a regulação do clima, agravando a erosão do solo e deixando vastas áreas suscetíveis à invasão das águas, sobretudo durante ciclones.
Entre 2019 e 2021, os Sundarbans enfrentaram quatro ciclones, que destruíram casas e levaram ao descolamento em massa de pessoas na região.
De acordo com o juiz Dhritiman, a foto vencedora “levanta mil perguntas, ao mesmo tempo em que conecta você ao coração da garota”. “Sua vulnerabilidade expõe o impacto total da mudança climática e da elevação do nível do mar vivenciada por muitas comunidades costeiras”, disse.
Importância dos manguezais, ecossistema ameaçado
A 10ª edição do prêmio tem como tema a conscientização sobre a beleza, a fragilidade e a importância de proteger as florestas de manguezais. Foram mais de 2.500 inscrições de 74 nações, que resultaram em vencedores em seis categorias: Pessoas, Paisagem, Subaquático, Ameaças, Vida Selvagem e Histórias.
Os manguezais são um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. De acordo com um relatório recente da Lista Vermelha de Ecossistemas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), mais da metade deles correm risco de colapso até 2050.
“Nossas florestas costeiras são cruciais para a sobrevivência de milhões de comunidades costeiras, fornecendo proteção contra os extremos da natureza e atuando como berçários para peixes e vida marinha”, disse Leo Thom, fundador do Mangrove Photography Awards e diretor criativo do Mangrove Action Project, à CNN.
“À medida que o nível do mar sobe e as tempestades rompem os diques de proteção, suas terras ficam inundadas com água salgada do mar, tornando impossível o cultivo por muitos anos”, completou.