_Ciência

Fotógrafo capta fotos em close de parasitas vivendo em pets

Segundo o fotógrafo, as fotos em close-up fazem parte de um projeto de conscientização sobre o risco dos parasitas intestinais em pets; confira as imagens.

Fotos de parasitas em pets

O fotógrafo David Maitland registrou fotos em close-up de um dos principais problemas nos nossos queridos pets: os parasitas que vivem nos piolhos e pulgas dos animais.

Nas imagens, esses parasitas parecem monstros de filmes de David Cronenberg graças à fotografia microscopia de Maitland. Esses parasitas não assustam somente com as fotos em close, mas também apresentando riscos graves a saúde de pets, sobretudo gatos.

O parasita da espécie Dipylidium caninum são os mais comuns em pets e podem ficar com mais de 50 metros dentro do organismo dos animais, especialmente em cachorros.

Eles grudam no intestino dos pets e vão crescendo em forma de fita, se enrolando no organismo e consumindo os nutrientes, causando, portanto, várias doenças.

Porém, o fotógrafo registrou vermes que se hospedam em pulgas e piolhos dos pets, além de outras pragas assustadoras que vivem nos pelos dos animais.

Todas as fotos têm zoom de 180 vezes, mostrando em close-up o parasita Dipylidium caninum com “olhos vermelhos” — que parece uma criatura gigante, embora tenha 70 centímetros de comprimento.

Esta e as outras fotos foram coloridas à mão. Os “olhos vermelhos” são, na verdade, ventosas que os parasitas usam para grudar no organismo dos pets. Imagem: David Maitland/Divulgação

Segundo o fotógrafo, as fotos em close-up fazem parte de um projeto de conscientização sobre o risco dos parasitas intestinais em pets.

O projeto é uma iniciativa das marcas Drontal e Dronspot, que fabricam medicamentos para tratamento de vermes e parasitas em pets.

Para captar as imagens, o fotógrafo usou o microscópio eletrônico de varredura da St. Andrews University. A Universidade de Liverpool cedeu as amostras dos parasitas de pets para as fotos. Confira aqui todas as fotos.

Sair da versão mobile