Ciência

Fotógrafo flagra cometa Nishimura e planeta Vênus na mesma imagem

Astrofísico tcheco flagrou os dois astros na manhã de segunda-feira (11); cometa está hoje (12) em seu ponto mais próximo da Terra
Imagem: Petr Horálek / Institute of Physics in Opava/ Reprodução

Poderia ser uma manhã com um nascer do sol qualquer e o cenário já seria bonito. Mas a última segunda-feira (11) amanheceu ainda mais bela na Eslováquia – e o fotógrafo Petr Horálek conseguiu registrá-la.

whatsapp invite banner

Ele capturou ao mesmo tempo o planeta Vênus e o cometa Nishimura, encontrado no último mês pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura.

“Essa cena seria linda mesmo sem o cometa. Por si só, o céu do nascer do sol é de um elegante azul profundo no alto, com tênues estrelas brancas aparecendo, enquanto perto do horizonte há um bronzeado agradável”, descreveu o fotógrafo.

“Por si só, as colinas em primeiro plano do leste da Eslováquia são apelativamente verdes, com as colinas Zadňa e Veľká ao longe, e com as luzes das pequenas cidades ao longo do caminho”, continuou.

Contudo, como Horálek comentou de início, a foto possui duas atrações principais. Na imagem, é possível ver dois astros: o planeta Vênus, à direita, e o cometa Nishimura, à esquerda. 

Fotógrafo flagra cometa Nishimura e planeta Vênus na mesma imagem

“Vênus, por si só à direita, parece extraordinariamente requintado, rodeado por uma coroa atmosférica colorida. Mas o que mais chama a atenção é o cometa. À esquerda, nesta imagem composta tirada pouco antes do amanhecer de ontem, está o cometa Nishimura”, relata.

Não à toa, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) selecionou a imagem como a Fotografia Astronômica do Dia, publicando o feito em seu site.

De acordo com o fotógrafo, a passagem do cometa foi visível nas últimas manhãs pelo mundo todo. “Sua coma (nuvem de poeira que fica em volta do núcleo) brilhante e a longa cauda de íons tornam muitas fotos panorâmicas matinais extraordinariamente bonitas”, disse Horálek. 

Hoje (12), o cometa está passando pelo ponto mais próximo da Terra durante os próximos 434 anos.

Sobre o fotógrafo

Petr Horálek é um astrofísico tcheco que faz parte da International Dark Sky Association. Ele é o primeiro fotógrafo tcheco atuando como Embaixador do ESO (European Southern Observatory). Suas fotografias também já foram selecionadas pela NASA como Fotografia de Ciência da Terra do Dia.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas