Tornados não são exclusividade do planeta Terra. Eles também acontecem no Sol, quando os campos magnéticos interagem com nuvens gigantes de plasma. Eles são extremamente quentes e milhares de vezes maiores que os tornados terrestres.
O fotógrafo português Miguel Claro registrou um vídeo 4K de um fenômeno destes, com 290 imagens ao longo de duas horas. Confira abaixo:
“Percebi que a atmosfera do Sol estava com um destaque gigantesco no dia 20 de abril, então preparei meu telescópio solar para iniciar a sessão de fotos”, disse o fotógrafo em sua página do Vimeo.
“Após cerca de uma hora de imagens, notei que essa proeminência do Sol estava crescendo ainda mais, o que significa que provavelmente algo maior estava para acontecer. Eu não poderia imaginar que um dos meus sonhos de capturar um tornado solar em movimento estava prestes a se tornar realidade.”
O fotógrafo registrou o evento em 20 de abril, entre as 10h15 e 12h07, no horário de Brasília. Ele afirma que, devido à posição em que se encontrava, teria a visão da estrela bloqueada após as 16h30 locais – então, tinha uma hora e 20 minutos para capturar o máximo de imagens possível.
No mesmo dia, o SDO (Solar Dynamics Observatory), espaçonave da NASA que observa o Sol, também capturou uma animação no mesmo dia. Você pode conferir neste link.