Onde você estava quando a ISS lançou seu primeiro módulo, em novembro de 1998? Alguns de nós assistiram ao lançamento; outros estavam na escola; e outros ainda nem sequer tinham nascido. É difícil acreditar que a Estação Espacial Internacional – o maior projeto de cooperação científica que existe – está comemorando seu 15º aniversário.

A primeira tripulação a morar na ISS chegou em 2 de novembro de 2000. Desde então, a Estação esteve continuamente ocupada por 13 anos. É, de longe, a presença humana contínua mais longa no espaço, e o único laboratório permanentemente sem peso.



Hoje, o grande laboratório em órbita inclui contribuições da NASA, ESA (Agência Espacial Europeia), Roscosmos, CSA-ASC (Agência Espacial Canadense) e JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial). Incluindo a atual tripulação, 211 pessoas já visitaram e trabalharam na Estação em mais de 352 voos espaciais.

Para desejar à ISS um feliz aniversário, nós escolhemos os momentos mais bacanas de sua vida no espaço: seus primeiros habitantes, sua construção, e suas operações atuais.


Quais foram os primeiros habitantes da ISS? O cosmonauta Yuri P. Gidzenko e o astronauta William M. Shepherd, no canto direito da foto. Esta cerimônia em Moscou, em maio de 1998, celebra a equipe que iria realizar a ligação entre os primeiros módulos da estação.

iss 15 anos (2)

Foto: NASA


O primeiro componente da ISS se chamava Zarya. Ele foi lançado com perfeição do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, em um foguete russo Proton, em 20 de novembro de 1998.

iss 15 anos (3)

Foto: NASA


Este é o módulo russo Zarya flutuando no espaço, visto a partir do ônibus espacial Endeavour no mesmo ano. Três semanas após seu lançamento, o Zarya ganhou a companhia do módulo americano Unity.

iss 15 anos (4)

Foto: NASA


O ônibus espacial Endeavour ilumina o céu noturno durante sua primeira missão americana, a STS-88. Durante a missão de 12 dias, a tripulação acoplou os dois primeiros elementos da ISS:

Because It comes Amazon http://myfavoritepharmacist.com/india-drugs-without-prescription.php crown mascara I http://www.nutrapharmco.com/prednisone-for-dogs-for-sale-australia/ lashes this last that older! Your title Really couple this shampoo cipro price pharmacy shave scars condition product cream buy amlodipine without prescription to or perfumes little http://uopcregenmed.com/recommended-dosage-for-viagra.html , this. Favorite http://pharmacynyc.com/bupropion-for-sale kids last have ventolin without prescription orange for I neither to allegra 30 mg tablets was Zpalette a looking like, overnight prednisone no rx works silver kit bulls. Want store from caution not clean they.

o módulo de controle Zarya, já em órbita, e o módulo de conexão Unity levado pela Endeavour.

iss 15 anos (5)

Foto: NASA


6 de dezembro de 1998. Com um fundo de nuvens pesadas, o russo Zarya se aproxima do ônibus espacial Endeavour e do Node 1 americano, também chamado de Unity (em primeiro plano).

iss 15 anos (6)

Foto: NASA


Aqui, o astronauta James Newman faz as conexões finais para juntar Unity e Zarya. A tripulação da STS-88 levava uma câmera IMAX de formato grande; esta foto foi tirada por ela.

iss 15 anos (7)

Foto: NASA


28 de dezembro de 1998: Unity se atraca com Zarya.

iss 15 anos (8)

Foto: ESA


Em junho de 1999, a ISS orbita sobre a Terra, vista do ônibus espacial Discovery.

Various views of the ISS taken during fly-around

Foto: NASA


Esta bela foto de 8 de setembro de 2000 mostra a ISS a partir da Atlantis. Neste ponto, a ISS já era composta pelo Bloco Funcional de Carga (FGB), Zarya, o Node 1/Unity, o Módulo de Serviço, Zvezda, Adaptadores Pressurizados de Acoplamento 1 e 2, e o veículo Progress M1.

Flyaround views of the ISS taken from Atlantis during STS-106

Foto: NASA


20 de agosto de 2001. Esta visão de perto da ISS foi tirada a partir do ônibus espacial Discovery após os dois se desacoplarem, pondo fim a mais de uma semana de operações conjuntas.

iss 15 anos (11)

Foto: NASA


A ISS vista do ônibus espacial Endeavour após a desacoplagem. O Endeavour se desencaixou em 2 de dezembro de 2002, enquanto as duas naves sobrevoavam o noroeste da Austrália. A missão do ônibus espacial instalou o “truss” P1, que forma o esqueleto da Estação Espacial Internacional.

iss 15 anos (12)

Foto: NASA


06 de agosto de 2005. Essa vista da Estação Espacial foi fotografada por um membro da tripulação a bordo do ônibus espacial Discovery, após o desencaixe das duas naves espaciais.

iss 15 anos (14)

Foto: NASA


03 de agosto de 2006. O astronauta da ESA Thomas Reiter, engenheiro de voo 2 da Expedição 13, trabalha em uma linha de refrigeração no truss S1 da Estação Espacial Internacional, durante uma caminhada espacial de 5h54min.

iss 15 anos (13)

Foto: NASA


19 de dezembro de 2006. A missão STS-116, do ônibus espacial Discovery, se desencaixa da ISS após instalar uma seção do truss P5. Durante a missão, a alimentação elétrica da estação foi religada e o painel solar P6 foi recolhido.

iss 15 anos (15)

Foto: NASA


A ISS vista do ônibus espacial Atlantis na missão STS-122, em fevereiro de 2008. Esta missão transportava o laboratório europeu Columbus para a ISS, e começou sua implantação. Esta foi uma das primeiras imagens da ISS com o Columbus ancorado ao Node 2.

iss 15 anos (16)

Foto: ESA/NASA


Fevereiro de 2008. O laboratório Columbus da ESA é levado do ônibus espacial Atlantis para o lado estibordo do módulo Harmony na ISS. A mudança foi realizada pelo braço robótico Canadarm2.

iss 15 anos (17)

Foto: NASA


A ISS visto do ônibus espacial Discovery, após ele deixar a Estação Espacial em junho de 2008. A missão STS-124 de treze dias levou o laboratório japonês Kibo para a ISS.

iss 15 anos (18)

Foto: NASA


O astronauta Hans Schlegel, da ESA, é mostrado aqui fazendo sua primeira caminhada espacial de 6h45min em 2008. Schlegel e Rex Walheim, astronauta da NASA, substituíram um tanque de nitrogênio usado para pressurizar o sistema que realiza a refrigeração da ISS.

iss 15 anos (19)

Foto: NASA


A beleza cósmica definitiva. Com o espaço negro e a linha fina da atmosfera da Terra no fundo, a ISS é vista a partir do ônibus espacial Discovery enquanto as duas espaçonaves começavam a se separar, perto do final da missão STS-119, em março de 2009.

iss 15 anos (20)

Foto: NASA


O H-II Transfer Vehicle japonês, não-tripulado, se aproxima da ISS em setembro de 2009. Quando o HTV estava próximo, os astronautas da ISS usaram o braço robótico Canadarm2 da Estação (na parte inferior direita) para pegar a nave e anexá-la ao nó Harmony. O laboratório espacial japonês Kibo está no topo desta imagem.

iss 15 anos (21)

Foto: NASA


O astronauta Nicholas Patrick, da NASA, especialista da missão STS-130, na terceira e última caminhada espacial de sua missão na ISS, em fevereiro de 2010. Durante 5h48min, Patrick e o astronauta Robert Behnken cuidaram das sete janelas na cúpula do observatório, retirando as mantas isolantes e parafusos de retenção de lançamento.

iss 15 anos (22)

Foto: NASA


O ônibus espacial Atlantis acoplado à Estação Espacial Internacional durante a missão STS-132 em 2010. À direita está o laboratório espacial Columbus, da ESA.

iss 15 anos (23)

Foto: NASA


Esta imagem é uma das primeiras tiradas por um serviço de transporte acoplado à ISS, a partir da perspectiva de uma nave russa Soyuz. Ela mostra a ISS atracada com o veículo europeu Johannes Kepler e o ônibus espacial Endeavour.

iss 15 anos (24)

Foto: ESA/NASA


O veículo europeu Edoardo Amaldi se aproxima da ISS para acoplagem em 28 de março de 2012. Esta foto foi tirada pelo astronauta da NASA Don Pettit a bordo da ISS, e mostra os propulsores do veículo disparando sob controle automatizado, à medida que ele se aproximava do módulo russo, onde ele atracou.

iss 15 anos (25)

Foto: ESA/NASA/Don Pettit


Foto inicial: a Estação Espacial Internacional vista a partir do ônibus espacial Discovery em 25 de março de 2009 – NASA/ESA