Em maio, o Foursquare anunciou que dividiria seu app em dois: o principal, para recomendar locais bacanas; e o Swarm, para fazer check-in e avisar onde você está. Como 75% dos usuários já estão usando o Swarm, chegou a hora de desativar os check-ins no app do Foursquare – o que acontece a partir de hoje.

Daqui em diante, o app se dedicará a oferecer sugestões para você, baseado nas resenhas que os usuários deixam ao visitá-los – e com um design completamente novo.



O Foursquare promete recomendações personalizadas: basta “adicionar gostos, seguir especialistas, ou mesmo apenas passear por alguns dias” e ele aprende sobre lugares onde comer e locais para visitar. Suas preferências ficam destacadas nas tags em rosa.

blog-homescreen-pt

O logotipo também mudou: se antes remetia ao ato de fazer check-in, agora ele é um F que simboliza “uma mistura de alfinete para mapa e emblema de super-herói”. Eu ainda estou dividido sobre esse ícone.

Agora, os check-ins estão a cargo do Swarm. Na verdade, o app sempre acompanha a área geral ou bairro onde você está, e transmite isso para sua rede de amigos. Mas se você quiser revelar precisamente onde está, é preciso fazer check-in.

Há anos, o Foursquare tenta evoluir para além de uma simples ferramenta para anunciar “estou aqui!”, criando uma base de dados com locais e resenhas. E isso é valioso: este ano, a Microsoft fechou uma parceria de US$ 15 milhões para usar esse banco de dados.

Agora é ver se a estratégia de se dividir em dois apps funciona. Você gostou da mudança? [Foursquare Blog]