Fran Drescher: quem é a líder da greve de atores e onde assistir “The Nanny”

O sindicato de atores SAG-AFTRA, da presidente Fran Drescher, decretou greve partir desta sexta-feira (14). Saiba mais da atriz de "The Nanny!
the nanny fran drescher
Imagem: Divulgação/CBS

As estrelas de Hollywood se juntaram aos roteiristas na luta por melhores condições de trabalho. Depois de Meryl Streep, Jennifer Lawrence e mais de 400 atores assinarem uma carta ameaçando greve, em junho, o sindicato SAG-AFTRA (Screen Actors Guild) decretou ontem (13) a paralisação oficial de seus 160 mil artistas a partir desta sexta-feira (14).

A presidente da organização é a atriz Fran Drescher, da sitcom dos anos 1990 “The Nanny” (“A Babá”, em tradução livre), desde 2021. Vamos conhecer melhor a sua carreira:

Em “The Nanny”, ela faz o papel de Fran Fine, contratada para o cargo de babá na casa de um viúvo de Nova York. Ela precisa cuidar dos três filhos do produtor Maxwell Sheffield, da Broadway (interpretado por Charles Shaughnessy). Ela, porém, não tem nenhuma experiência no trabalho. Além de protagonista, Drescher também é a criadora da comédia. Todas as seis temporadas estão disponíveis no HBO Max.

Francine Joy Drescher, que nasceu em 30 de setembro de 1957, em Nova York (NY), é atriz, comediante, escritora e ativista. Atuando, ela fez filmes como “Os Embalos de Sábado à Noite”, de 1977, e a animação “Hotel Transilvânia”, de 2012. Além disso, foi indicada a dois Emmy Awards e Golden Globes como Melhor Atriz Feminina de Comédia.

Atualmente aos 65 anos, a estrela de TV e líder do SAG-AFTRA aderiu aos protestos da WGA (Writers Guild of America). A associação dos roteiristas dos EUA está em greve desde maio. Em uma publicação no Instagram, Fran Drescher aparece em meio a manifestantes carregando cartazes. “SAG-Aftra se solidariza com nossos irmãos do WGA”, escreveu na legenda.

Por que os atores de Hollywood entraram em greve?

Assim como no caso dos roteiristas, a greve dos atores de Hollywood também reivindica melhores condições de trabalho e compensações mais justas no mercado de streaming. Além disso, outras questões envolvem o uso de inteligência artificial para replicar os atores. Assim, os artistas buscam por garantias de que suas imagens digitais não serão usadas sem sua permissão ou remuneração.

Em um pronunciamento, Fran Drescher disse que a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), representantes dos grandes estúdios, desrespeitou os atores.

“O SAG-AFTRA negociou de boa fé e estava ansioso para chegar a um acordo que atendesse suficientemente às necessidades dos artistas, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes do sindicato foram ofensivas e desrespeitadoras de nossas contribuições massivas a esta indústria. As empresas se recusaram a se envolver significativamente em alguns tópicos e em outros nos bloquearam completamente. Até que eles negociem de boa fé, não podemos começar a chegar a um acordo”, declarou.

 

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas