Tecnologia

“Frankenstein”: livro finalista do prêmio Jabuti é desclassificado por uso de IA

Em 2022, a editora Clube de Literatura Clássica anunciou a nova edição de "Frankenstein" como o 1º livro totalmente ilustrado por IA
Imagem: Divulgação/Vicente Pêssoa

A CBL (Câmara Brasileira do Livro) anunciou na última sexta-feira (10) que o livro “Frankenstein”, uma edição do clássico de 1818, foi desclassificado do Prêmio Jabuti — que premia os destaques do mercado editorial brasileiro e existe desde 1958.

Isso porque as ilustrações da obra, indicada como semifinalista na categoria de melhor ilustração do ano, foram feitas por inteligência artificial, com ajuda do software Midjourney.

Em nota, a CBL divulgou a decisão, prometendo debater o uso da tecnologia para os próximos anos. As regras da premiação estabelecem que casos não previstos no Regulamento sejam deliberados pela Curadoria, e a avaliação de obras que utilizam IA em sua produção não estava contemplada nessas regras”, justificou, em um trecho.

Em entrevista ao Estadão, o designer de “Frankestein”, Vicente Pessôa, criticou a desclassificação do livro. “Eu acho muito estranho que a CBL não tenha especificado no edital que não poderia haver ilustrações feitas com IA. Em jogos, disputas, competições na esfera pública, se não é proibido, é permitido. Se eles desclassificaram agora, mudaram a regra no meio do jogo. E a organização está me punindo pelo seu próprio descuido, o que não é exatamente justo”.

No lançamento da obra, em 2022, a editora Clube de Literatura Clássica disse ser o primeiro livro totalmente ilustrado por IA. “Pela primeira vez — não só no Brasil, mas no mundo — um clássico foi inteiramente ilustrado por inteligência artificial: a nossa edição de Frankenstein”, escreveu o perfil da empresa no Instagram.

Entretanto, um dos jurados do prêmio, Eduardo Baptistão, disse que não sabia que o livro havia utilizado IA. “Evidente que eu não teria selecionado o livro se tivesse essa informação. […] O regulamento diz que o autor responde pela originalidade, autenticidade e/ou autoria do material inscrito. Na minha opinião, a IA não se enquadra nesses critérios”, alegou.

Prêmio Jabuti

Na última quinta-feira (9), a CBL divulgou as listas dos 10 semifinalistas de cada uma das 21 categorias da 65ª edição do Prêmio Jabuti. O anúncio dos cinco finalistas acontece na próxima terça-feira (21), às 12h, no site premiojabuti.com.br. Os vencedores serão anunciados em 5 de dezembro, em uma cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.

O autor vencedor do “Livro do Ano” receberá, além do prêmio de R$ 70 mil, passagens e estadia pagas para participar da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Este ano, o prêmio inaugura a categoria “Escritor Estreante”, para autores que publicaram seu primeiro romance em língua portuguesa no Brasil de de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Além disso, no próximo ano, a CBL lança a nova premiação Jabuti Acadêmico, para homenagear e incentivar a produção acadêmica nacional.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas