Dia Mundial do Animal: 10 fotos candidatas ao prêmio de fotografia selvagem
Nesta quarta-feira (4), comemora-se o Dia Mundial do Animal. A data foi criada pelo escritor alemão Heinrich Zimmermann, editor da revista Mensch und Hund (Homem e Cachorro), em 1925. Em 2003, a instituição de caridade animal do Reino Unido “Naturewatch Foundation” criou o site do Dia Mundial dos Animais para aumentar o alcance do evento.
O dia 4 de outubro foi escolhido devido ao dia do frade católico São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, também homenageado nesta data. O objetivo da celebração do Dia Mundial do Animal é conscientizar pessoas contra a crueldade animal e melhorar seus padrões de bem-estar mundialmente.
Todos os anos acontece o concurso de “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano”, do Museu de História Natural de Londres. Ele premia as melhores fotos de animais selvagens e natureza do mundo. Em 2023, a disputa será acirrada entre fotos incríveis inscritas para disputar o prêmio.
O concurso alcançou quase 50 mil inscrições de fotógrafos de 95 países, julgados por criatividade, originalidade e excelência técnica, de acordo com a Forbes. As imagens chamam a atenção para as belezas e as dificuldades da vida selvagem.
“O que mais impressionou o júri foi a variedade de temas, desde a beleza absoluta, comportamentos e espécies raramente vistos, até imagens que lembram claramente o que estamos fazendo com o mundo natural”, disse a presidente do painel de jurados, Kathy Moran.
Os vencedores serão anunciados em 10 de outubro em uma cerimônia de premiação. A exposição das fotografias vai de 13 de outubro a 30 de junho de 2024 no museu de Londres. Depois da exposição, as fotos irão para uma turnê internacional.