_Ciência

Fruta brasileira jacaratiá pode combater problemas intestinais

Por ser uma poderosa fonte de fibras, a Jaracatiá promove a melhora do funcionamento intestinal e traz uma série de benefícios

Imagem: Reprodução/Unicamp

Natural da Mata Atlântica, a jaracatiá é uma típica fruta “tupiniquim” e tem sido usada por milhares de anos por populações nativas do Brasil por suas propriedades medicinais e seus benefícios para uma alimentação balanceada.

Por causa do desmatamento, a árvore já não é assim tão abundante, e quase sumiu em alguns estados do Brasil. Atualmente, é mais encontrada em regiões de cerrado.

De sabor levemente azedo, a fruta que se parece com um mamão é especialmente rica em vitamina C. Para ter uma ideia, cada 100 gramas da fruta apresentam 34 mg do nutriente.

Esse valor é próximo das laranjas, que possuem, em média, 53 mg de vitamina C a cada 100 gramas.

Quais são os benefícios da jaracatiá?

Por ser uma poderosa fonte de fibras, a fruta promove a melhora do funcionamento intestinal. Portanto, ajuda na perda de peso e a combater a sensação de inchaço.

A quantidade de fibras presente no fruto é surpreendente: 100 g de jaracatiá fornecem 17,6% das necessidades diárias de fibras de uma pessoa adulta.

As fibras da fruta são ótimas para controlar os níveis de colesterol. Ou seja, a substância ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

Além disso, de acordo com análises, o jaracatiá tem em média o dobro da quantidade de carotenoides do que o mamão. Carotenoides são poderosos antioxidantes, podem se converter em vitamina A e ainda prevenir o aparecimento do câncer, doenças cardiovasculares e catarata.

Fruta tradicional

Além do consumo cru, em São Pedro, interior de São Paulo, o doce de jaracatiá é uma tradição municipal. Há quem diga que o doce de jaracatiá é uma das melhores compotas.

A região considera o Festival do Jaracatiá, um dia totalmente dedicado à exposição de receitas feitas com essa fruta, como um evento de grande importância, onde  reverenciam o jaracatiá como um verdadeiro patrimônio.

Assim, nas várias edições e nos eventos realizados em escolas, os alunos já produziram pratos variados, como rosquinhas, amanteigados, bolo, pudim, manjar, farofa, salada de fruta, sorvete, surpresa de jaracatiá (doce gelado com creme de leite) torta e até cupcakes feitos à base de jaracatiá.

Sair da versão mobile