Se você tem um aparelho da linha Galaxy e costuma perdê-lo ou não se lembra onde o deixou, aí vai uma boa notícia: a atualização mais recente do aplicativo Localizar meu dispositivo (Find My Mobile, em inglês) agora permite usar a funcionalidade mesmo se o seu tablet, smartphone ou acessório Bluetooth não estiverem conectados à internet.

A novidade começou a ser liberada gradualmente para os usuários por meio da versão 7.2.05.44 do aplicativo. O recurso não vem ativado por padrão, e é por isso que a marca sul-coreana tem alertado os consumidores usando notificações push. Foi o que aconteceu com o jornalista Max Weinbach, do XDA Developers, que divulgou o aparecimento da função em seu Twitter. Inclusive, usuários dos Estados Unidos e Canadá comentaram na publicação terem recebido a atualização, que já pode ser instalada manualmente pela Galaxy Store.

O recurso de encontrar seu dispositivo offline funciona com a ajuda de outros aparelhos da linha Galaxy – ambos precisam ter a ferramenta instalada. Não é necessário que o seu smartphone esteja conectado ao Wi-Fi ou dados móveis, e também dispensa que o aparelho tenha um chip de operadora. Além disso, você poderá usar seu dispositivo como um escâner para mapear a área em busca de outros telefones ou tablets que estejam por perto. E isso vale até para acessórios Bluetooth, como smartwatches ou fones de ouvido.

A função poderá ser ativada a qualquer momento – basta que você acesse as configurações do app, que diz: “Isso vai permitir que seu telefone seja encontrado pelos dispositivos Galaxy de outras pessoas, mesmo que ele não esteja conectado a uma rede. Também permite que seu telefone seja usado para escanear aparelhos Galaxy perdidos que estejam próximos. Você também pode encontrar relógios e fones de ouvido caso o seu dispositivo tenha sido o último em que foram conectados”.

O rastreamento offline de dispositivos Galaxy chega como uma boa atualização para ajudar os donos desses aparelhos a localizá-los melhor, principalmente em casos de perda ou roubo.