A conta pessoal de Donald Trump no Twitter, @realDonaldTrump, foi momentaneamente suspensa durante a noite desta quinta-feira (2). A conta ficou offline por alguns minutos antes de reaparecer e, durante esse tempo, qualquer pessoa que tentasse acessar o link visualizava a mensagem “Esta página não existe”.
• Tudo o que sabemos sobre a interferência russa nos anúncios do Facebook, Twitter e Google
• Quem realmente é o dono do conteúdo que você publica na internet
Apesar de ativistas pressionarem o Twitter há meses para que suspendam a conta argumentando que os tweets do presidente dos Estados Unidos violam os termos de serviços do site, o motivo pelo qual a página saiu do ar é, no mínimo, engraçado.
Did Twitter do it pic.twitter.com/HXRHbbmMPi
— Ryan Mac (@RMac18) 2 de novembro de 2017
O próprio serviço esclareceu que a conta foi “suspensa inadvertidamente devido a um erro humano de um funcionário do Twitter” e que já estão realizando os procedimentos para que isso não aconteça de novo.
Earlier today @realdonaldtrump’s account was inadvertently deactivated due to human error by a Twitter employee. The account was down for 11 minutes, and has since been restored. We are continuing to investigate and are taking steps to prevent this from happening again.
— Twitter Government (@TwitterGov) 3 de novembro de 2017
Hoje mais cedo a conta de @realdonaldtrump foi desativada inadvertidamente devido a um erro humano de um funcionário do Twitter. A conta ficou fora do ar por 11 minutos, e já foi restaurada. Continuamos a investigar e tomar os passos para prevenir que aconteça novamente.
Pouco depois, a plataforma anunciou que o Twitter de Trump foi desativado por um funcionário de suporte aos usuários em seu último dia de trabalho na empresa. Não está claro, no entanto, o porquê de um funcionário de suporte possuir o poder de desativar a conta do presidente, mas o site diz conduzir uma análise completa do caso.
Through our investigation we have learned that this was done by a Twitter customer support employee who did this on the employee’s last day. We are conducting a full internal review. https://t.co/mlarOgiaRF
— Twitter Government (@TwitterGov) 3 de novembro de 2017
Por meio de nossa investigação soubemos que isso foi feito por um funcionário de suporte aos usuários do Twitter que fez isso em seu último dia de trabalho. Estamos realizando uma análise interna completa.