Tecnologia

Galaxy S24 FE entrega bom desempenho e conjunto de câmeras competente

O Giz Brasil conferiu o funcionamento do novo smartphone da Samsung e traz as impressões detalhadas; confira a resenha

Após os lançamentos dos flagships com IA da linha “Galaxy S”, no primeiro semestre, a Samsung apresentou o Galaxy S24 FE. A série “Fan Edition” quer dar uma experiência próxima aos aparelhos mais “premium” da marca, mas com preços mais acessíveis. O smarphone não é tão poderoso quanto a família principal, mas promete uma semelhante. Confira abaixo a resenha do S24 FE do Giz Brasil.

Black Friday
Caixa Acústica LG Xboom RNC9 - Multi Bluetooth, Graves Potentes, Entrada de Microfone e G...
R$ 1.999

Design com identidade e conservador

A Samsung não vem ousando muito no quesito design em seus aparelhos nos últimos ano, a marca prefere apostar em elementos que sejam mais familiares para seus clientes e, de fato, criou uma identidade marcante para seus smartphones. Com o S24 FE não é diferente.

O dispositivo lembra bastante a linha principal no design e acabamento. Ele está disponível nas cores cinza, grafite, azul e verde e vem de fábrica com a One UI 6, interface baseada no Android 14 e com suporte às ferramentas de inteligência artificial do Galaxy AI. Na caixa, além do smartphone, os clientes da sul-coreana ainda vão encontrar manuais, chave extrtatora, um cabo USB tipo C e um adaptador de tomada de 25 W.

O modelo é muito semelhante à geração anterior. Mas possui um display bem maior na atual versão, o que ajuda a renovar um pouco seu visual. Ele possui um visual parecido e as mesmas dimensões do Galaxy S24+, mas com bordas um pouco mais retas. Fora este elemento, os aparelhos são quase indistinguíveis.

Este é um smartphone desenhado para quem gosta de telas grandes e, por isso, quem está acostumado a utilizar dispositivos de telas menores, pode sentir um pequeno desconforto no início, mas o manuseio vai ficando mais fácil com o tempo.

O aparelho apresenta a mesma traseira de vidro dos modelos flagships lançados em janeiro, o que contribui para lhe dar um visual premium e um conjunto de câmeras disposto na posição vertical. A parte traseira do aparelho tem um acabamento bastante sóbrio e, além de câmeras e luz de flash, conta apenas com um logo da marca posicionado na parte inferior.

Tela

O Galaxy S24 FE vem de fábrica com um display Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ (1080 x 2340 pixels) e taxa de atualização variável 60 Hz e 120 Hz. Segundo informações divulgadas pela Samsung, o componente atinge um brilho máximo de 1.900 nits.

Embora não seja uma tela exatamente premium, o componente cumpre muito bem seu papel em tarefas do dia a dia. Para quem gosta de acompanhar vídeos no YouTube ou maratonar séries em plataformas de streaming, por exemplo, o display não vai decepcionar, uma vez que é capaz de exibir imagens com alta qualidade e muita nitidez.
A experiência é satisfatória mesmo em ambientes com muita incidência de luz externa, elemento que pode incomodar e atrapalhar a visualização em telas menos “sofisticadas”.

Assim como outros dispositivos da linha S24, o smartphone manda bem na tela, embora não bata de frente com aparelhos da categoria premium da sul-coreana ou empresas concorrentes. Além de exibir elementos brilhantes e com cores bonitas, a interação com os elementos é, na maior parte do tempo, bastante fluida.

Se até nos aparelhos do segmento intermediários a sul-coreana vem fazendo um bom trabalho no quesito telas, no dispositivo que chega próximo da categoria premium, a expectativa é de um painel com desempenho no mínimo satisfatório, e é isso que a empresa entrega, um display que não atinge especificações de smartphones de mais alto nível, mas que também está muito, muito longe de comprometer a experiência.

Desempenho

Como vem acontecendo nos últimos anos, a Samsung optou por lançar o aparelho no Brasil com o processador Exynos 2400e, que é uma versão mais modesta do Exynos 2400 presente nas três variantes mais” premium” do Galaxy S24 em território brasileiro.

É importante destacar que em alguns mercados, como nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos possuem o chip Snapdragon 8 Gen 3, da Qualcomm.

Embora não ofereça o mesmo desempenho de sua variante mais premium, na prática, a diferença não é tão grande assim. Para usuários que vão utilizar o dispositivo para tarefas mais básicas, como acesso à internet e redes sociais, o processador menos potente não vai fazer muita diferença.

O aparelho também vai bem em jogos um pouco mais exigentes e, na maior parte do tempo, a experiência é bastante fluida. No entanto, nas gameplays mais prolongadas, a depender do nível de exigência do jogo, o celular pode apresentar um aquecimento acima do normal, o que incomoda um pouco.

O Galaxy S24 FE está disponível no Brasil em versões com 8 GB de memória RAM e até 512 GB de armazenamento interno.

Câmeras

No conjunto de câmeras, o dispositivo conta com sensor principal de 50 MP com estabilização óptica de imagem, ultrawide de 12 MP e telefoto de 8 MP. As especificações são muito parecidas com os outros aparelhos da linhas, com exceção da câmera telefoto, que tem 12 MP e é ligeiramente melhor nas outras variantes da linha “S”.

O conjunto cumpre muito bem seu papel e é capaz de capturar imagens de boa qualidade, mas a depender do tipo de iluminação pode apresentar alguns ruídos incômodos. Embora não seja exatamente um líder no quesito câmeras, no geral o desempenho dos sensores traseiros é satisfatório.

A câmera frontal tem 10 MP. E, assim como outros aparelhos da marca, conta com alguns recursos que diminuem as “imperfeições” na hora de tirar selfies. Isso pode ser útil para consumidores que costumam fazer postagens regularmente em redes sociais.

O Galaxy S24 FE também é capaz de realizar gravações em resolução 8K a 30 fps com câmera traseira e 4K a 60 fps com o sensor frontal. Além disso, o smartphone oferece suporte para tecnologias de foco automático e gravação de conteúdos em Slow Motion.

Bateria

O produto possui bateria de 4.700 mAh. Na prática, em uso moderado, tem boa duração e deve exigir uma recarga apenas no final do dia. Em um uso mais frequente ou em tarefas mais exigentes, a bateria vai descarregar mais rápido, mas nada muito fora do normal.

Os outros modelos da linha “S” lançados neste ano, contam com suporte para carregamento com fio de 45 W, mas infelizmente, a Samsung não disponibilizou a mesma capacidade no aparelho da série “Fan Edition”, que tem suporte a no máximo 25 W.

Vale a pena?

Nos últimos anos, a Samsung adotou uma estratégia de oferecer suporte por maior tempo aos seus clientes. Empresas concorrentes, como a Apple, por exemplo, já tinham adotado a prática há alguns anos. Mas ela passou a ser mais amplamente aplicada pelas grandes empresas do segmento mais recentemente.

No Galaxy S24 FE, a gigante sul-coreana prometeu sete anos de atualizações de sistema e segurança. Neste período, os consumidores podem ficar despreocupados com questões relativas à compatibilidade de apps e correções de vulnerabilidades no software.

O Galaxy S24 FE é, no geral, um aparelho bastante competente. E, embora não seja tão poderoso quanto os seus “irmãos”, não está tão longe dos flagships no quesito performance. Caso esteja mais barato que o Galaxy S24+, pode ser uma boa escolha para os entusiastas de telas grandes.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas