Tecnologia

Galaxy S24 pode chegar às lojas com processador Exynos 2400

Exynos 2400 promete ser mais rápido que o Exynos 2200 e traz ray tracing para melhorar gráficos de jogos
Imagem: Divulgação/Samsung

A Samsung quer levar os processadores Exynos de volta à família Galaxy S em 2024. Segundo o site Elec, o Galaxy S24 terá variantes com o Exynos 2400. Na América do Norte, os celulares ainda serão vendidos com o sucessor do Snapdragon 8 Gen 2.

Caso confirmada, a estratégia repetirá a divisão de variantes por mercados dos anos anteriores. Mas, dessa vez, nem todos os modelos devem aderir ao repeteco.

site sul-coreano aponta que o Galaxy S24 e o S24 Plus serão vendidos com o Exynos 2400 em quase todos os países. Neste caso, somente as unidades lançadas na América do Norte continuariam com o esperado Snapdragon 8 Gen 3.

O Galaxy S24 Ultra, por sua vez, ficaria de fora desse esquema. Isto porque a Samsung pretende vendê-lo com o processador da Qualcomm em todos os países. Possivelmente, até a variante brasileira do modelo mais caro contará com o sucessor do Snapdragon 8 Gen 2.

A medida, no entanto, não deve trazer muita alegria aos consumidores. Historicamente, os chips Exynos são criticados por ter um desempenho inferior em relação às variantes com processadores da Qualcomm, conforme lembrado pelo site Android Police.

Não à toa, já teve até uma petição no Change.org para a Samsung parar de vender celulares com chips Exynos. Mas a companhia tem uma carta na manga.

Apenas o sucessor do Galaxy S23 Ultra pode ser vendido com o Snapdragon 8 Gen 3 em todos os países (Imagem: Divulgação/Samsung)

Apenas o sucessor do Galaxy S23 Ultra pode ser vendido com o Snapdragon 8 Gen 3 em todos os países (Imagem: Divulgação/Samsung)

Exynos 2400 é 70% mais rápido

O Exynos 2400 é o mais novo processador da Samsung. Apresentado na semana passada, o chip promete ter um desempenho excepcional, ao ponto de ser 70% mais rápido do que o antecessor Exynos 2200, segundo o SamMobile. Já quando o assunto é inteligência artificial, o lançamento promete ser 14,7 vezes mais veloz.

Mas estes não são os únicos detalhes que chamam a atenção. O Exynos 2400 também terá a GPU Xclipse 940 que possui a arquitetura AMD RDNA 3 e melhorias no ray tracing — tecnologia de renderização gráfica para criar raios de luz mais realistas. A expectativa é de que o celular ofereça jogos com detalhes mais realistas graças à atualização do chip gráfico.

O processador a Samsung ainda conta com suporte ao 5G e à tecnologia NTN (Non-Terrestrial Networks) para comunicações via satélite. Mas ainda não está confirmado se o segundo recurso será implementado ou não na família Galaxy S24.

A expectativa é de que a Samsung apresente o Galaxy S24, S24 Plus e S24 Ultra com o Exynos 2400 no começo de 2024.

Assine a newsletter do Gizmodo

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas