Enquanto usuários de fora do Brasil já têm o Android 4.2 no Galaxy Nexus, com seus detalhes sensacionais, por aqui quem tem o Galaxy X (o nome que ele recebeu em sua versão nacional) ainda estava com o Ice Cream Sandwich. Estava, pois a Samsung confirmou que os usuários brasileiros já podem atualizar o dispositivo… para a versão 4.1.

Você pode baixar a atualização direto no aparelho, indo em Configurações > Sobre o Telefone. Também é possível atualizar através do Samsung Kies, conectando seu Galaxy X a um PC, ou ir a uma revendedora da Samsung para eles fazerem o serviço.



Por ser um aparelho feito em parceria com o Google, era esperado que o Galaxy X recebesse as atualizações o mais rápido possível, e não com meses de atraso. Lá fora quem disponibiliza as novas versões do Android para toda a linha Nexus (não só o Galaxy Nexus como também o Nexus 7 e os recém-lançados 4 e 10) é o próprio Google, mas por aqui dependemos da Samsung e ela tem demorado bastante para se mexer.

E, apesar da empresa ter anunciado o Jelly Bean para o Brasil, alguns usuários relatam que não conseguem baixar a atualização. Entramos em contato com a fabricante que explicou que, por uma questão de servidores, a atualização será liberada aos poucos. Portanto, se você não conseguir atualizar agora o seu smartphone, continue tentando nos próximos dias que uma hora vai dar certo.

Mas ainda teremos que esperar mais para ver o Android 4.2: a fabricante disse que ainda não tem previsão de disponibilizar o sistema, lançado lá fora no mês passado.

Se você não quer esperar mais pela Samsung, pode usar este tutorial do AndroidPlay para instalar a ROM do 4.2 (takju) no seu Galaxy X (yakju). Ela é atualizada diretamente pelo Google.

A Samsung Brasil também confirmou hoje o Android 4.1 para o Galaxy S III, que já está disponível há cerca de duas semanas. E, assim como o Galaxy X, também não há previsão de quando ele vai receber o 4.2 oficial. [AndroidPlay]