Gamers X Windows 11: Microsoft dá dica para acelerar PC

Aparentemente, desativar alguns recursos de segurança deixa as gameplays mais fluidas no Windows 11, mas não se esqueça de reativá-los depois de jogar
Gamers X Windows 11: Microsoft dá dica para acelerar PC
Imagem: Unsplash/Reprodução

Nos últimos meses, a Microsoft tem se empenhado para convencer o público gamer a migrar para o Windows 11. Mesmo após atualizações e otimizações para melhorar a performance no sistema operacional, o público não esquece dos problemas iniciais apresentados pelo Windows na hora de executar alguns jogos.

Em uma postagem em seu blog oficial, a Microsoft ensinou algumas dicas simples para melhorar a performance dos jogos no Windows 11. De acordo com o post, desativar os recursos de “Integridade da Memória” e “VMP” (Plataforma de Máquina Virtual) resultará em gameplays mais fluidas e agradáveis para os jogadores.

Os controles são relativamente fáceis de desativar. No caso da Integridade da Memória, basta acessar o “Menu Iniciar”, pesquisar “Isolamento de Núcleo” na caixa de busca e depois desativar a chave de alternância “Integridade da Memória”.

Para desabilitar o VMP é só acessar o “Menu Iniciar”, pesquisar por “Recursos do Windows” e depois selecionar a opção “Ativar ou desativar recursos do Windows” quando os resultados da pesquisa forem exibidos. Em seguida, é só procurar pela opção “Plataforma de Máquina Virtual” e desmarcá-la.

“Os jogadores que desejam priorizar o desempenho têm a opção de desativar esses recursos durante o jogo e ativá-los novamente quando terminarem de jogar”, afirmou a empresa. Por outro lado, a Microsoft alerta que, por se tratar de recursos de segurança, o dispositivo pode ficar vulnerável e recomenda que os recursos sejam ativados após a gameplay.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Steam revelou que, ainda que lentamente, os usuários do Windows 10 estão migrando para a versão mais recente do sistema operacional — que vem gradativamente ganhando mais adeptos nos últimos meses.

O Windows 11 está bem longe de atingir a popularidade de seu antecessor, mas os números apresentados pela plataforma de games da Valve mostram um cenário mais animador para a Microsoft.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas