por Daniel Junqueira

A E3 2015 foi outro dia, mas se você estava com saudade dos grandes anúncios de jogos futuros, está começando a Gamescom, em Colônia, na Alemanha. E, para dar o pontapé inicial, a Microsoft falou um pouco mais hoje sobre sua linha de jogos para os próximos meses e para 2016, incluindo data de lançamento para alguns títulos ausentes na E3.

Quantum Break

Jogo da Remedy que pulou a E3, Quantum Break foi o primeiro vídeo a ser mostrado pela Microsoft. E as imagens mostraram bastante do gameplay desse shooter em terceira pessoa. No jogo, seu personagem conta com poderes especiais que ajudam bastante na hora de eliminar todos os inimigos que aparecem na tela. Achei o jogo bem bonito, no geral.

Não é só um jogo, na verdade: além de toda a ação que você pode controlar, Quantum Break também terá episódios com atores reais para contar um pouco mais da história, e suas ações e decisões no jogo influenciam o andamento desses episódios. Exclusivo de Xbox One, o jogo sai no dia 5 de abril de 2016.

Crackdown 3


Em segundo lugar veio Crackdown 3, com todo o seu poder de destruição no que promete ser o “jogo sandbox definitivo”. Ok então. Também um jogo de ação em terceira pessoa, o jogo te coloca no controle de um justiceiro em uma cidade dominada pelo crime.

O jogo também terá um modo multiplayer que, de acordo com o vídeo de apresentação, permitirá destruir absolutamente tudo no cenário. Uau.

Scalebound


Hideki Kamiya e a sua Platinum Games estão bastante ocupados ultimamente desenvolvendo títulos para praticamente todas as plataformas. Para o Xbox One, eles estão criando o exclusivo Scalebound, que apareceu desta vez em um vídeo de gameplay. Monstros, arco e flecha e lutas de espadas, tudo isso em tempo real e controlado por Kamiya, que estava no palco.
O jogo, que será lançado no fim de 2016, também terá um modo cooperativo para até quatro jogadores.

Retrocompatibilidade

A Microsoft anunciou durante a E3 que jogos de Xbox 360 poderão ser jogados também no Xbox One, e agora a empresa deu uma data para quando isso vai chegar a todos os jogadores: novembro. Ótima notícia!

Além disso, o Xbox One passará a rodar todos jogos gratuitos da Games with Gold – os títulos do mês para o console atual da Microsoft e também os consoles de Xbox 360. Acho que ninguém vai reclamar ganhar uns jogos de graça, não é?

Jogos independentes

Os desenvolvedores indie não poderiam ficar de fora da festa, e a Microsoft reservou um pequeno espaço para falar sobre alguns deles. O primeiro a subir no palco foi Koji Igarashi falando sobre Bloodstained: Ritual of the Night, sequência espiritual de Castlevania. Se a Konami abandona a série, o produtor e os fãs dão um jeito de jogar. Será um side scroller 2.5D com muitos elementos de RPG e que foi financiado pelo Kickstarter. Ele terá cross play entre Windows 10 e Xbox One também contará com um personagem masculino que ainda não tem um nome.

Além disso, o lendário Ron Gilbert, criador de Maniac Mansion e Monkey Island, subiu ao palco para falar sobre seu novo projeto. Trata-se de um novo adventure point-and-click que sairá para Xbox One e Windows e lembra o estilo de Maniac Mansion – então prepare-se para um jogo bastante retrô.

Dark Souls 3

Apresentado brevemente na E3, Dark Souls 3 voltou na Gamescom em forma de vídeo. No vídeo vimos muitas imagens dos belos cenários que estão sendo desenvolvidos para o game, além de uma ou outra cena de ação. Lembra muito Dark Souls, e isso é ótimo.

Homefront: The Revolution

O jogo se passa em meio a uma guerra civil, e o trailer começa om um garoto “agradecendo” a ação de alguém – dizendo que inicialmente “não entendeu” a intervenção feita por lá, mas acabou se tocando que era algo bom (será?). O jogo é um shooter de mundo aberto que parece bem bonito. Um segundo vídeo (abaixo) mostrou o gameplay, e pudemos ver um pouco das cenas em veículos (no caso, uma moto) e também tiros e ação. O jogo sai em 2016.


Halo Wars 2

Para finalizar a conferência, a Microsoft deixou uma surpresa: Halo Wars 2 vem aí. De acordo com o Kotaku, o jogo deve ser divido em episódios e sairá para Xbox One e Windows 10.

A volta dos que estavam na E3

Alguns jogos que deram as caras na E3 voltaram a aparecer na Gamescom, sem muitas informações novas, mas em forma de vídeo. Eis alguns deles:

Halo 5: Guardians

Ele já estava na E3, mas é sempre bom ver um pouco mais do novo jogo da série Halo. Até porque o lançamento está próximo – ele sai no dia 27 de outubro.

Just Cause 3

Paraquedismo e tiros combinam? Em Just Cause 3, sim. Em mais um trailer cheio de ação, tiros e explosões (inclusive de um avião!), o jogo ganhou uma data de lançamento – 1 de dezembro – e, no Xbox One, acompanhará Just Cause 2 para Xbox 360.

Tom Clancy Rainbow Six Siege

Forza 6

Rise of the Tomb Raider

A Gamescom 2015 está apenas começando, e traremos as principais novidades ao longo da semana.