“Gangnam Style”, 10 anos: o 1º vídeo com 1 bilhão de views ainda é hit no YouTube
Há 10 anos, exatamente no dia 15 de julho de 2012, o YouTube recebeu o vídeo que seria o primeiro a bater a marca de um bilhão de visualizações: o clipe de “Gangnam Style”, do rapper sul-coreano Psy. Antes mesmo das coreôs do TikTok ou das trends virais do Instagram existirem, a “dancinha do cavalo” conquistou o mundo — apresentou o k-pop pro mundo e fez história na indústria da música.
Com um smoking azul brilhante, uma coreografia inesquecível como se estivesse cavalgando num cavalo, além de uma batida energética envolvente, com “Oppan Gangnam style” Psy possibilitou a entrada de outros grupos de k-pop nas paradas musicais do ocidente. O rapper mostrou que não é necessário cantar em inglês como linguagem para fazer sucesso, e que era possível conquistar audiências internacionais através da internet.
A música estreou na Billboard Hot 100 em setembro de 2012, antes de subir para o número 2 semanas depois. Em um ano, ele quebrou três recordes mundiais do Guinness. Logo Psy estava se apresentando no Madison Square Garden, em Nova York, com Madonna. Além disso, ele chegou até se apresentar num trio elétrico da Claudia Leitte em Salvador, além de cantar para Barack Obama em Washington.
Menos de seis meses após o lançamento, “Gangnam Style” em 21 de dezembro de 2012, tornou-se o primeiro homenageado no Clube de bilhões de visualizações do YouTube. E hoje, ele permanece na lista Top 5 do YouTube dos videoclipes mais vistos por um artista de gravação na plataforma, com mais de 4,480 bilhões de visualizações.
O sucesso mundial em 2012 é tão grandioso que o vídeo não precisou de muito apoio das redes sociais para viralizar, e atingir os milhões de visualizações.
Em um comunicado fornecido pelo YouTube do aniversário de 10 anos da música, Psy comentou: “Ser o primeiro artista a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube foi uma sensação extraordinária há 10 anos e ainda é hoje. Ter desempenhado um papel em pavimentar o caminho para a música de todos os tipos transcender as fronteiras é uma verdadeira honra”. Relembre o vídeo:
Uma curiosidade interessante, é que o vídeo causou uma grande confusão no algoritmo do servidor. Segundo informações da Variety, em 2014, o YouTube brincou que “Gangnam Style” havia quebrado seu contador de visualizações de vídeo quando ultrapassou 2,147 bilhões de visualizações; o software foi originalmente limitado ao suporte para inteiros de 32 bits (= 2.147.483.647 visualizações).
“’Gangnam Style’ foi visto tantas vezes que tivemos que atualizar para um inteiro de 64 bits (9.223.372.036.854.775.808)!”, disse o YouTube em um post no Google+.
Desde o marco de Psy há uma década, dezenas de outros videoclipes ultrapassaram 1 bilhão de visualizações no YouTube, abrangendo gêneros e gerações. J Balvin e Justin Bieber têm 11 videoclipes oficiais no Billion Views Club do YouTube (no qual eles são o artista ou colaborador principal/em destaque), empatados na maioria dos artistas. Logo atrás deles está Ozuna com 10, e Rihanna, Nicki Minaj e Maluma com oito cada.