Ganhadores do Oscar vivem 5 anos mais do que colegas atores
Um relatório elaborado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, sugere que os ganhadores do Oscar vivem mais do que seus colegas atores que não receberam a estatueta. O estudo completo foi publicado na revista Plos One.
A ideia de investigar a longevidade dos famosos não surgiu do nada. Em 2006, um estudo publicado no periódico Annals of Internal Medicine já sugeria que os ganhadores do prêmio tinham uma maior expectativa de vida. Agora, os pesquisadores canadenses refinaram os dados e confirmaram a questão.
Foram considerados no novo estudo 2.111 atores. Parte deles foi indicada ao Oscar entre 1929 e 2020, enquanto a outra metade apenas contracenou no mesmo filme que a estrela, podendo ou não ter sido indicado ao prêmio. Dentre os atores e atrizes considerados, 1.122 deles haviam falecido até julho de 2020.
De acordo com o estudo, os famosos que ganharam o Oscar eram mais prováveis de viver até os 81 anos de idade, enquanto o grupo de perdedores parava nos 76. Além disso, indivíduos que venceram o prêmio nos últimos anos, em uma idade mais jovem e com repetidas vitórias apresentavam uma expectativa de vida ainda maior.
O que explica a diferença na longevidade ainda é um mistério. Pode haver uma relação com a qualidade de vida, já que os vencedores tendem a comer e dormir melhor, praticar exercícios físicos e evitar o uso de drogas – atitudes que aumentam suas chances de conseguir novos papéis.
Por outro lado, é possível que exista um componente psicológico. Os cientistas explicam que o prêmio pode suavizar uma rejeição crítica, preservando a paz de espírito e ajudando a amortecer as respostas ao estresse do próprio cérebro.