A nova Dash Cam Tandem da Garmin não filma só as ruas e estradas na frente do carro. Ela também possui uma segunda lente traseira, que registra tudo o que acontece dentro do veículo ao mesmo tempo. Isso pode ajudar o trabalho de um motorista da Uber caso ele tenha problemas com passageiros indisciplinados e eles neguem seu mau comportamento.

Apresentada durante a CES 2020 e disponível agora nos EUA por US$ 300, a Dash Cam Tandem leva a tecnologia de câmeras que existe na maioria dos táxis norte-americanos para os motoristas de aplicativos de viagens.

Usando o suporte que vem com o aparelho, a câmera pode ser conectada ao para-brisa de um veículo como se fosse um GPS ou montada para ficar embaixo do retrovisor interno. Um cabo de alimentação se conecta à porta USB do veículo ou ao acendedor de cigarros, no caso de um carro mais antigo.

Cada câmera usa uma lente com campo de visão de 180 graus para conseguir capturar bastante coisa do que está acontecendo dentro e fora do veículo. A câmera frontal grava vídeos com 1440p de resolução usando um recurso que a empresa chama de “Garmin Clarity HDR”. Já a câmera traseira sacrifica a resolução para poder usar a tecnologia NightGlo da Garmin, que é basicamente uma visão noturna capaz de gravar na escuridão quase completa, usando comprimentos de onda de luz infravermelha.

Depois de ligada, a Dash Cam Tandem inicia instantaneamente a gravação em um cartão microSD que vem na caixa. No entanto, os vídeos são armazenados permanentemente apenas quando o usuário manda. Isso pode ser feito pressionando um botão ou usando um comando de voz.

Com ela, não é necessário que alguém esteja no carro para saber o que aconteceu enquanto o veículo estava vazio. Usando sensores de movimento, a Dash Cam Tandem pode detectar e registrar automaticamente um incidente, como uma batida na lateral de um veículo estacionado ou uma tentativa de arrombamento, mesmo quando o carro está desligado.

Cada vídeo também tem a marcação das coordenadas GPS para que a hora e a localização exatas de um incidente nunca sejam questionadas durante uma investigação.

O cartão microSD da Dash Cam Tandem pode ser removido e inserido em um computador para descarregar arquivos de vídeo. A Garmin diz que o aparelho também se conecta sem fio via Bluetooth ao aplicativo Garmin Drive, permitindo que os vídeos sejam sincronizados e armazenados em um dispositivo móvel como um smartphone, o que deve otimizar o processo de compartilhamento de imagens com as autoridades.

Mas é bom ficar esperto: se ocorrer um acidente porque você estava enviando mensagens de texto enquanto dirigia, não haverá como negar por que você entrou na traseira daquele BMW.