por Felipe Ventura

Em toda feira CES, alguma fabricante anuncia um utensílio doméstico “smart” cheio de recursos que você encontraria em um smartphone – mesmo que não façam sentido na cozinha, como ler tweets.

Leia mais sobre a CES 2016:
>>> LG K7 e K10: uma tentativa de ganhar espaço entre smartphones intermediários
>>> Netflix anuncia presença em 130 países, cobrindo quase o mundo todo — menos a China

Em vez disso, a Samsung criou uma geladeira chamada Family Hub focada em duas áreas: reabastecer seus mantimentos de forma inteligente, e servir de central para sua família. Nós a testamos.

A Family Hub tem um recurso bem curioso: toda vez que você fecha a porta da geladeira, três câmeras tiram fotos do interior que podem ser acessadas a partir do smartphone.

Isso seria útil de duas formas. Primeiro, você pode saber a qualquer momento se algo está faltando ou acabando, e colocar na lista de compras.

samsung family hub geladeira (5) samsung family hub geladeira (6)

Segundo, você pode arrastar marcadores para cima de determinados alimentos, que mostram quando eles vão vencer.

Claro, em uma geladeira cheia de coisas isso pode ser mais complicado, mas é algo que me veria fazendo para coisas mais perecíveis como alface, queijo ou leite. (Resta ver se os usuários serão disciplinados o bastante para manter o hábito de colocar marcadores nos alimentos.)

samsung family hub geladeira (7)

A Samsung chama esta geladeira de Family Hub porque quer que ela seja uma central para a família – já que o aço inoxidável dificulta deixar lembretes de papel e ímãs. Por isso, ela conta com um app chamado Morning Brief, que reúne os compromissos da agenda da família, recados, entre outros.

Com a tela de Full-HD de 21,5 polegadas, fica mais fácil para várias pessoas verem esse tipo de conteúdo ao mesmo tempo – a Samsung se esforçou em incluir mais recursos do que um tablet avulso teria.

samsung family hub geladeira (1)

Há um sistema para fazer compras direto da geladeira, em parceria com a Mastercard. Ele integra serviços do Freshdirect e Shoprite, e aceita todo cartão de crédito e débito (nos EUA).

Isso funciona de forma relativamente simples: você navega por categorias de alimentos – como carnes, vegetais, leite etc. – até encontrar o item que você está procurando.

samsung family hub geladeira (3)

Vá fazendo isso até completar suas compras, agende um horário para a entrega e faça o pagamento. É preciso digitar uma senha para autorizar a transação, evitando que algum filho danado compre o que quiser a partir da geladeira.

samsung family hub geladeira (4)

Como estamos na era da Internet das Coisas – gadgets que são controlados pela internet – é possível comandar sua casa conectada através da geladeira. Isso significa apagar luzes, trancar portas e mais, caso você tenha dispositivos compatíveis com SmartThings.

Também é possível fazer streaming de música e até assistir TV na geladeira – ela espelha o conteúdo de uma Samsung Smart TV – porque ela tem alto-falantes. (Se quiser, você pode conectá-la a alto-falantes sem fio Bluetooth.) Nós não testamos esses recursos, mas eles nos parecem um pouco exagerados.

A geladeira também tem um app de receitas, e permite criar listas de tarefas digitando na tela – o que pode ser um pouco cansativo.

samsung family hub geladeira (8)

Eu tenho algumas preocupações sobre esta geladeira. Em primeiro lugar, a ergonomia: a tela na horizontal pode ser desconfortável de se usar por longos períodos de tempo. Sim, ela possui uma interface restrita a apps específicos para a cozinha – você não vai tuitar a partir da geladeira – mas isso pode ser incômodo mesmo assim.

Em segundo lugar, temos as atualizações de software. No evento, a Samsung prometeu “atualizações regulares” para a Family Hub, mas por quantos anos? Isso é algo importante, especialmente levando-se em conta o preço de geladeiras top de linha como esta.

Por exemplo, no final do ano passado, começou a circular o caso de uma geladeira da Samsung cuja agenda parou de funcionar porque a API mudou e o software não foi atualizado.

Não é a primeira vez que vemos uma geladeira com tela, e esta tem uma experiência diferente de usar um tablet na cozinha. Será que o truque para uma smart fridge é uma tela maior e um foco maior em recursos para a cozinha?

A Samsung Family Hub chega ao mercado no segundo trimestre, ainda sem data prevista de lançamento no Brasil.

Confira abaixo os principais lançamentos da CES 2016:

O Gizmodo Brasil viajou para Las Vegas a convite da Samsung.