O Instagram começou os testes para implementar o recurso “Gifts” – forma dos usuários darem dinheiro aos produtores de conteúdo do Reels. A ferramenta é parecida com a que já existe no TikTok e Twitch, onde criadores podem receber valores em dinheiro pelos seus posts.
O pesquisador Alessandro Paluzzi identificou o recurso pela primeira vez em julho, quando o Instagram desenvolvia a ferramenta com o nome “apreciação de conteúdo”.
#Instagram is working on a new monetization tool: Content appreciation 👀
ℹ️ Enable your fans to send a token of their appreciation to you: stars, charms or mega-likes. pic.twitter.com/M3cg6XXDd2
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) July 21, 2022
As capturas de tela mostram que os criadores podem escolher se permitirão, ou não, receber os valores via Gifts no Instagram. Na fase de testes, o envio de presentes está em um botão exibido na parte inferior do Reels.
Questionada pelo site TechCrunch, a Meta, empresa-mãe do Instagram, afirmou que o recurso é um “protótipo interno” e que não está sendo testado externamente.
Em 2020, a rede lançou o Badges (ou Selos, no Brasil), que permite aos usuários mostrar apoio aos criadores durante um vídeo ao vivo. Ao comprar um Selo, um ícone de coração aparece ao lado do seu nome nos comentários.
Os preços variam de US$ 0,99 para um coração (R$ 5,12), US$ 1,99 para dois corações (R$ 10,29) e US$ 4,99 para três corações (R$ 25,80).
Além do TikTok e Twitch, o Twitter lançou o recurso “Tip Jar” em maio de 2021 para que usuários deem “gorjetas” aos criadores rapidamente. O Tumblr também lançou um recurso parecido no começo do ano.