Girafas macho bebem xixi das fêmeas para descobrir seu match perfeito

E elas também costumam fazer jogo duro: girafas no cio podem segurar o xixi e esperar a presença de um macho para soltar a bexiga
Vida sexual das girafas: machos bebem xixi das fêmeas para descobrir se é um bom par
Imagem: Melissa van Niekerk/Unsplash/Reprodução

No mundo animal, as estratégias para dar match podem ser bastante peculiares. Animais como as girafas, por exemplo, precisam analisar o xixi das fêmeas para descobrir se a parceira está no período ideal para procriar.

Girafas podem alcançar os 5 metros de altura, o que significa que levar o pescoço até o chão para cheirar as poças de urina não é uma tarefa tão fácil. Na verdade, os animais machos precisam esperar a fêmea fazer xixi para coletar uma amostra do líquido com a boca, analisando a qualidade.

O comportamento foi descrito recentemente por cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, na revista científica Animals. Durante a pesquisa, a equipe analisou 102 episódios do tipo envolvendo girafas que vivem no Parque Nacional Etosha, na Namíbia.

Segundo os pesquisadores, as girafas machos precisam induzir a fêmea a urinar. Os pescoçudos podem fazer isso acariciando ou batendo em sua garupa. Depois, devem esperar pela cooperação da fêmea. 

Elas também não são tão difíceis de serem conquistadas. Algumas girafas no cio seguram o xixi e esperam a presença de um macho para soltar a bexiga. 

Depois que a urina é liberada, o macho guarda o líquido em sua boca e depois cospe um jato para o alto. A manobra permite que a urina atravesse uma abertura no céu da boca do animal e atinja o órgão vomeronasal – um receptor químico capaz de detectar feromônios.

Dessa forma, os machos ficam sabendo se a fêmea está ovulando e se vale a pena investir na relação ou não. 

Peculiaridades das girafas

As preliminares das girafas não foram o único comportamento estranho observado pelos pesquisadores. A equipe também notou que o animal tem o hábito de sair em procissão atrás de cadáveres do grupo. 

Apesar de parecer um comportamento que os humanos teriam durante a fase de luto, a busca das girafas pelos corpos mortos parece estar mais relacionada a chamada osteofagia. Em resumo, os animais saem em busca de ossos para mastigar, o que já foi descrito em outras espécies como uma forma de ingerir cálcio.

Os cientistas também flagraram rosnados de alerta por parte das girafas. Pensava-se no passado que esses eram animais silenciosos, mas estudos recentes mostraram que as girafas podem tossir, grunhir e até assobiar. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas