A má notícia: o Windows Mobile 6.5 ainda vai demorar um pouco para sair oficialmente, e você vai precisar comprar um outro telefone para usá-lo. A boa: você pode instalá-lo hoje mesmo, no seu telefone HTC. Vamos explicar.

Por que você deveria fazer o upgrade para o WinMo 6.5? Deixando de lado a imagem relativamente ruim dele com a mídia — que tende a compará-lo com sistemas mais modernos, como o iPhone OS e o Android –, o 6.5 é muito, muito melhor menos horrível que o 6.1, especialmente em se tratando de telefones touchscreen. Você provavelmente já ouviu falar do novo menu Iniciar gráfico e da fantástica tela inicial Titanium; isso tudo é ótimo, mas há muito mais coisas a apreciar. O Internet Explorer foi atualizado; todos nos menus agora são "amigáveis aos dedos"; o sistema inteiro tem rolagem por inércia; tudo foi cosmeticamente melhorado. Isso para não mencionar o Windows Mobile Marketplace que vem chegando para concorrer com a App Store da Apple. Acima de tudo isso, porém, o que eu posso dizer é que o sistema é bem ágil.

Dezenas de ROMs beta do Windows Mobile 6.4 estão flutuando pelos tubos da internet neste exato momento, colecionadas, preparadas e ajustadas para o seu uso pelo pessoal bacana do XDA Developers — de quem eu adaptei este guia. Apesar de não serem oficiais, elas são realmente bem boas e sem bugs que realmente atrapalhem, de modo que ele pode ser usado como seu OS primário no dia a dia.

Este guia é baseado na minha experiência com um HTC Touch Diamond GSM. O processo é basicamente o mesmo entre todos os aparelhos que podem rodar o 6.5, mas em nome da brevidade, vou falar apenas dele e do seu irmão com QWERTY, o Touch Pro. Para maiores esclarecimentos sobre outros telefones, dê um pulinho nos fóruns do XDA (em inglês): CDMA Touch e Pro, Touch HD, Sony Xperia, Samsung Omnia.

Ah, e também o aviso necessário: este tutorial vai fundo no software do seu telefone, o que significa que você pode inutilizá-lo completamente se algo der errado. Se você está preocupado, dê uma lida nos riscos aqui. Se não, siga os passos direitinho e você — assim como seu celular — provavelmente ficará bem.

O que você vai precisar:

  • Um HTC Touch Diamond ou Touch Pro (Só GSM. Quem tiver um CDMA, siga este ou este link)
  • Uma conta (grátis) no XDA Developers
  • Uma ROM do Windows Mobile 6.5 (várias opções aqui: Diamond/Pro)
  • Um PC com Windows configurado para sincronizar com o celular
  • Um utilitário para flashing (ambos)
  • Um bootloader (Diamond/Pro)
  • Um rádio de dispositivo (Diamond/Pro — certifique-se de baixar da lista de "Original", não da "Repacked")

Antes de começar, você provavelmente vai querer fazer backup dos seus contatos e informações pessoais. Eu recomendo o PIM Backup, mas você também pode experimentar o novo serviço grátis da Microsoft para isso, o MyPhone. Este tutorial vai substituir o software inteiro do seu telefone, então, se você tiver alguma coisa que queira guardar, vai precisar fazer o backup.

Instalando o bootloader:

Muitos de vocês já devem ter atualizado, ou "flasheado", o seu telefone antes, mas isso provavelmente foi feito usando um utilitário oficial, seja do fabricante ou da sua operadora. O que vamos fazer agora é instalar software não oficial, algo que o seu celular não está preparado para fazer. Nosso primeiro passo, portanto, é instalar no aparelho um novo bootloader, chamado HardSPL, que vai permiti-lo carregar software estranho — por exemplo: a sua linda ROMzinha do Windows 6.5. Vamos nessa:

1. Conecte o seu telefone ao seu PC e estabeleça uma conexão dele com o ActiveSync (no XP) ou Sync Center (Vista/Windows 7). Você não precisa configurar nada, só ter certeza que a conexão está ativa. Você pode verificar isso simplesmente procurando por um ícone na barra de tarefas do seu celular: duas setas apontando para sentidos contrários.

2. Extraia o bootloader que você baixou e anote a localização dos arquivos (veja a seção "O que você vai precisar" para links)

3. Encontre os seus arquivos extraídos e rode o arquivo executável (geralmente "OMUpdateUtility.exe" ou algo assim)

4. Siga as instruções com cuidado. O programinha roda alguns scans pra ter certeza que você não vai dar uma de noob e estragar tudo, mas certifique-se de que A) o telefone tem ao menos 50% de carga na bateria, B) você está usando o bootloader certo e C) o computador no qual estamos ligados não vá se desligar ou entrar em repouso, interrompendo o processo. Se liga! Se algo assim acontecer, pode dar adeus ao seu telefone.

5. Espere enquanto as barrinhas de progresso se enchem tanto no seu celular quanto no computador. Esta parte do processo não deve demorar muito, já que só estamos atualizando uma pequena parte do software.

6. Reinicie o seu telefone. O pequeno texto no canto da tela de início do seu Windows Mobile vai estar diferente, mas não se preocupe em verificar o seu novo bootloader. Se você rodou o utilitário até o fim e o aparelho reiniciou sozinho, é praticamente certeza que você já fez o upgrade com sucesso.

Instalando um novo rádio de dispositivo:

Esta é a parte mais esotérica do processo, então vou tentar não entrar muito em detalhes. Basicamente, o seu aparelho tem um firmware que gerencia as suas várias antenas — rede de celular, GPS etc. Instalar um novo rádio no seu aparelho não vai fazer diferença nenhuma no modo como ele opera, mas vai permitir que o seu futuro novo sistema operacional controle as capacidades de comunicação livremente. Alguns rádios podem melhorar a recepção em certas redes, ou mesmo conectar a redes com bandas móveis completamente diferentes. Para mais informações a este respeito, eu vou te mandar de novo visitar o XDA.

Você provavelmente vai reparar que este processo se parece bastante com o anterior. E é mesmo. Já que estamos "flasheando" partes diferentes do software do seu telefone em cada etapa, o utilitário principal e a técnica geral são bem parecidos. Enfim!

7. Faça seu telefone segurar a mão do seu PC, igual no passo 1.

8. Extraia os arquivos de rádio baixados e anote sua localização.

9. Se o rádio veio com o seu próprio bootloader, pule para o passo 12.

10.Extraia o seu bootloader baixado e anote a sua localização.

11. Copie o arquivo de rádio extraído (ele deve ter uma extensão .NBH) para o diretório onde você colocou o bootloader.

12. Rode o bootloader, como no passo 3.

13. Siga as instruções, como nos passos 4 e 5.

14. Deixe o telefone reiniciar. Nada muito grande deve ter sido alterado, mas você provavelmente vai precisar dar uma configuradinha nas opções de rede. as não se preocupe com isso agora, já que estamos prestes a esvaziar o seu aparelho inteirinho.

Flasheando a ROM; instalando Windows Mobile 6.5

É aqui realmente começaremos a instalar de fato o novo sistema operacional. É a etapa mais demorada e que exige mais fé, já que estaremos substituindo todo o software principal do seu aparelho. Por sorte, se você chegou até aqui, o resto é moleza. Mesmo processo, diferente arquivo .NBH. Em frente!

15. Conecte o telefone ao PC (última vez, prometo!).

16. Extraia o bootloader baixado, novamente, para outro local.

17. Extraia a ROM do Windows Mobile 6.5, que deve ser um arquivo .NBH de 80~100MB, para o mesmo local onde está o bootloader.

18. Rode o bootloader e siga as intruções. Mesmo aviso de antes: em hipótese alguma deixe o seu computador ou telefone interromper o processo em momento algum.

19. Sente e espere. Desta vez vai demorar um pouquinho mais, mas não mais do que 15 ou 20 minutos.

20. Seu telefone vai ser reiniciado, e você verá uma novíssima tela de inicialização. Ela pode parecer meio não-profissional, mas não se preocupe. Os caras que gentilmente disponibilizam estas ROMs (algo que envolve um bom tanto de trabalho) gostam de deixar a sua marca em vários pontos do software. Bem, agora você vai ter que deixar o seu telefone seguir uma série de rotinas de inicialização. Só acompanhe.

21. O novo WinMo deve detectar automaticamente a sua operadora e aplicar as configurações de conexão necessárias. Caso contrário, você pode fazer isso através da página de Settings do aparelho, encontrada no novo menu Iniciar. Quanto aos parâmetros de configuração, bem… joga no Google!

Conclusão:

Parabéns! Você agora é o feliz, orgulhoso e semi-legal proprietário de um smartphone com Windows Mobile 6.5! É difícil imaginar alguém querendo voltar para o velho WinMo, mas, caso você queira, é só repetir o processo com uma ROM diferente. Há vários instaladores do 6.1, incluindo as versões oficiais de algumas operadoras, disponíveis no mesmo lugar onde você encontrou o seu 6.5.

Recursos:

Então é isso! Compartilhe as suas experiências nos comentários — elas serão importantíssimas para os nossos próximos tutoriais. Boa sorte!