A grande vantagem da nuvem é acessar seus arquivos independentemente de onde estiverem. Por isso, o Google colocou uma novidade pequena no Gmail, mas que fará você se perguntar: “como isso ainda não existia?”

É simples: se você faz backup automático das suas fotos no celular, pode enviá-las por e-mail no computador.

Ao escrever um novo e-mail, vá até a barra inferior e clique em “Inserir foto”. Você será imediatamente recebido por todas as fotos que você tirou com seu celular. Basta selecioná-las e pronto.

O Outlook.com faz algo semelhante com sua integração ao OneDrive. No entanto, as fotos são apenas links: você precisa clicar para baixá-las ou mesmo para vê-las em resolução maior. No Gmail, você pode incorporar fotos na mensagem em si, ou enviá-las como anexo.

Para usar este recurso do Gmail, é preciso ativar o Backup Automático no Android e iOS, o que é feito através do app do Google+. O procedimento é bem simples:

No Android
Abra o aplicativo Google+ > toque no ícone/botão de menu > Configurações > Backup automático > Ativar ou Desativar

No iOS
1. Abra o aplicativo Google+ > toque no ícone de menu > ícone de roda dentada > Câmera e fotos > Backup automático > Ativar ou Desativar
2. Permita que o Google+ acesse suas fotos: Configurações do telefone > Privacidade > Fotos > Google+ > mude a configuração para ON

Vale lembrar que o backup de fotos e vídeos é ilimitado, ou seja, não conta no limite dos 15 GB gratuitos que o Google oferece. As fotos são reduzidas a 2048 pixels de largura, e só vídeos com menos de 15 minutos são aceitos, mas isso deve ser o bastante para a maioria dos usuários.

Ah, agora também é possível arrastar as bordas da imagem para redimensioná-la. Tudo isso chegará aos usuários do Gmail ainda hoje. Se você não consegue usar, calma que está vindo. [Official Gmail Blog via TechCrunch]

Gmail redimensionar