Goleiros da Suíça usam óculos para ver em câmera lenta; entenda como funciona
A suíça, nossos adversários desta terça-feira na Copa do Mundo, virou notícia por utilizar nos treinamentos pares de óculos que fazem seus goleiros enxergarem em câmera lenta.
Os óculos possuem uma bateria e são equipados com um painel LCD, com lentes que piscam ficando escuras e transparentes, causando a impressão de que os elementos externos estão se movimentando mais lentamente que o normal. O dispositivo provoca estímulos no cérebro capazes de melhorar a visão e o tempo de resposta em lances que necessitem de uma intervenção dos goleiros.
Os óculos foram utilizados e, treinamentos nos clubes pelos goleiros Yann Sommer, titular da seleção e do Borussia Monchengladbach, e Gregor Kobel, do Borussia Dortmund, ambos da Alemanha.
Os óculos são usados há 9 anos e parecem dar resultados. Em agosto deste ano, Sommer impediu a vitória do todo poderoso Bayern de Munique realizando 19 defesas na partida, quebrando o recorde de defesas em um único jogo na liga nacional de futebol da Alemanha.
Os equipamentos, desenvolvidos pela empresa japonesa de tecnologia Visionup, foram criados para melhorar os resultados dos atletas do futebol, mas pode ter outras aplicações que vão muito além do esporte.
Os óculos da companhia japonesa pode ser um excelente aliada na luta de pessoas que tiveram perda de visão em decorrência do avanço da idade e também de crianças portadoras de ambliopia, conhecida popularmente como doença do olho preguiçoso, quando um dos olhos se desenvolve mais lentamente que o outro e pode resultar em problemas de visão no futuro.